Buscar o engajamento dos estudantes com seu processo de aprendizagem não é uma tarefa simples. Portanto, quando falamos sobre a importância do conteúdo digital nesse processo, é necessário entender que não basta ter o objeto digital de aprendizagem. Afinal, para que se alcance o objetivo final (envolvimento), é preciso que esse conteúdo chegue onde precisar chegar. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da comunicação com os alunos para atingir bons resultados.
É difícil enxergar valor no conteúdo digital quando eles não estão chegando nos estudantes. Afinal, poucas visualizações demonstram que os alunos não estão usufruindo do material. Existem muitos fatores que contribuem para isso. Por exemplo, a plataforma onde os vídeos estão é usual? Os conteúdos são fáceis de serem encontrados? No entanto, para além disso, a comunicação com os alunos é um aspecto muito importante de prestar atenção.
Ela abrange questões como: fazer o estudante saber que existe aquele conteúdo; convencê-lo a utilizá-lo; manter a interação durante o processo de envolvimento; estar sempre atento(a) aos feedbacks, etc.
A comunicação com os alunos, normalmente, fica na responsabilidade da escola, principalmente, no que diz respeito a fazê-los consumir o conteúdo digital. No entanto, saiba que os sistemas de ensino e editoras que optam por fazer uma ponte direta com os estudantes podem ajudar nesse processo. É sobre isso que vamos conversar nos próximos tópicos.
O estudante sabe que aquele conteúdo digital existe?
Sabe aquela história de o “óbvio também precisa ser dito”? É exatamente isso! Como já falamos, a geração que hoje está nas escolas consome vídeo para estudar. Isso é um fato! Portanto, um passo importante para tornar os objetos digitais de aprendizagem da sua empresa acessados é comunicá-los!
Lembre-se que a oferta de conteúdo digital gratuito para educação básica é extensa, principalmente, para o ensino médio. Portanto, é fundamental que sua solução educacional apareça para o aluno como opção.
Você pode fazer isso de variadas maneiras (ao mesmo tempo):
- Na sua plataforma ou aplicativo, manter constantes lembretes que aparecem na tela do usuário convidando-o a acessar os conteúdos;
- Nas redes sociais, fazer posts avisando sobre os conteúdos, explicando os tipos de conteúdos que existem, etc.
- Até no próprio material didático! Isso mesmo. Já falamos em outro post sobre a importância de um material que se comunique com o estudante. Nesse caso, você pode adicionar sugestões de conteúdo que estão em sua plataforma ou aplicativo que conversam com aquele assunto do livro ou apostila.
Como convencer os estudantes a consumirem o conteúdo da minha plataforma?
É verdade que esse trabalho precisa de uma boa equipe de marketing. Afinal, os alunos também são uma persona, ainda que não sejam os decisores no processo de compra, certo? É fundamental a comunicação com as escolas, mas esquecer os estudantes nesse processo não é recomendável.
Convencer alunos a acessarem sua plataforma é uma tarefa de construção de confiança. Eles precisam confiar no material didático (e aqui, incluindo o material digital) que você está oferecendo. Para isso, é fundamental:
- Estar onde eles estão: no momento, as redes sociais (principalmente, o Instagram) são canais de comunicação essenciais para a construção de um relacionamento com esse consumidor;
- Apresentar ao estudante o que o seu conteúdo digital tem de diferencial! Eles estão em sintonia direta com seu o material didático, por exemplo? Ou há variados formatos?
- Desenhe maneiras deles utilizarem esse conteúdo: nada mais últi para o estudante do que ter um conteúdo digital que se encaixa perfeitamente com aquilo que ele ler em livros e apostilas da escola. Portanto, desenhar essa trilha que ele precisa percorrer é fundamental. Assim como, mostrá-la através das redes sociais.
Fazê-los voltar é um passo importante
Você imagina porque o canal de variados ‘edutubers’ possuem milhões de visualizações e inscritos? Há muitas ações de marketing por trás, claramente, mas há também muita interação.
Seja nas redes sociais ou na própria plataforma, a interação é fundamental para conquistar os estudantes das escolas parceiras. Dessa maneira, eles se aproximam ainda mais da experiência educacional que sua empresa deseja oferecer.
Além disso, a interação também é fundamental para colher feedbacks. Responda aos comentários, mostre-se interessado em entender o que os estudantes desejam consumir. Assim, você vai gerar um movimento de identificação daquele aluno com seu material.
Um aspecto importante que você não pode esquecer é como falar com eles. A comunicação com os alunos só é efetiva quando você se dispõe a falar a “mesma língua”. Isso vale tanto para o vídeo, como para uma simples resposta de algum comentário. A linguagem é fundamental e já falar sobre ela em outro post.
Você sabia que o Desenrolado também trabalha com a comunicação com os alunos? Por meio da plataforma do Enem Action, oferecemos tanto os conteúdos digitais como toda a parte de comunicação direta com os estudantes. Conheça mais das nossas soluções!