Usando as redes sociais para engajar estudantes

Usando as redes sociais para engajar estudantes

Na imagem, uma mulher segura um celular, onde aparecem sinais de interação flutuantes. A imagem é utilizada para ilustar o uso das redes sociais para engajar estudantes.

Com a suspensão das aulas devido ao isolamento social, as tecnologias têm sido muito utilizadas por professores e alunos para a continuação do currículo escolar. Na hora de escolher o melhor método de trabalho, existem muitas opções que podem ajudar. Entre elas, estão as mídias sociais! Nesse artigo, vamos dar dicas de como usar as redes sociais para engajar estudantes nesse período de distanciamento.

Já parou uma aula para pedir que alguém deixasse de mexer no celular? De fato, isso é muito comum de acontecer. Afinal, 95% dos adolescentes afirmam ter um smartphone ou o acesso a um. Provavelmente, enquanto você lê isso, seus alunos estão navegando agora mesmo nos mais variados aplicativos. Então, por onde começar? Vamos te mostrar no próximo tópico.

Estejam onde eles estão

Facebook, Snapchat, Instagram, Youtube, Tiktok… e por aí vai! Qual escolher? Essa é uma resposta que seus alunos podem te dar! Afinal, escolher uma mídia social que eles não estão familiarizados pode atrapalhar os planos de mantê-los engajados. Portanto, a primeira sugestão é que você pergunte a preferência de cada um. Assim, você escolhe a que engloba o desejo da maioria.

Apesar da opinião deles ser fundamental, já temos uma noção de qual vai ser a opção da maioria: o Youtube e o Instagram. Segundo a pesquisa Pew Research Center, 85% dos adolescentes utilizam a plataforma de vídeo, e 75% utilizam a rede social.

Ao optar por isso, as chances de envolvimento com os conteúdos aumenta, já que são plataformas que eles são craques em mexer!

Se atente em como eles consomem conteúdo

Parou para pensar o que têm em comum nas plataformas citadas acima? Conteúdo visual! Portanto, para além de estar onde os seus alunos estão, é importante saber como eles consomem conteúdo nesse “ambiente virtual”. Quanto mais se adequar, mais é possível usar as redes sociais para engajar estudantes.

Se você escolheu o Instagram para compartilhar conteúdos com sua turma, legendas muito grandes podem não ser uma alternativa efetiva. Afinal, eles se prendem muito mais a imagem do que está escrito na legenda. Uma dica que pode fazer diferença é questionar com os alunos quais são as contas que eles mais gostam de ver, inclusive, perfis de educação. Assim, você pode se inspirar na hora de fazer a postagem.

A gente sabe que não é possível fazer tudo igual. Afinal, normalmente, os perfis preferidos têm profissionais que trabalham exclusivamente para isso. A ideia não é imitar, mas perceber quais são os fatores que você pode usar a seu favor.

Aproveite para inovar

Normalmente, em sala de aula, existe um modelo seguido para dar aulas. Ao usar uma rede social, você pode aproveitar outras maneiras de explorar um conteúdo. Nessa hora, metodologias ativas podem ser aproveitadas. Quer um exemplo?

Se você escolheu o Instagram entre as redes sociais para engajar estudantes, existem várias funções que podem tornar o ensino mais atrativo! Você pode utilizar o IGTV para postar videoaulas mais extensas, funcionando como um momento de aula expositiva. Além disso, nos stories, é possível utilizar as ferramentas de enquete para gamificar o ensino. Afinal, aprender pode ser divertido, certo?

A sala de aula invertida na internet também pode acontecer. E, para isso, o recurso de Lives é interessante. Combine com sua turma qual tópico deve ser estudado por eles em casa. Depois, marque um dia para fazer um Live. Assim, eles podem mandar as perguntas pela caixa de comentários. Tudo ao vivo!

O importante das redes sociais é a interação. Portanto, os seus conteúdos devem conversar com sua turma. O mais legal desse processo de comunicação é que você pode — se quiser — ir mais além e experimentar outras formas de contato com os alunos. Por exemplo, durante a construção da aula, já pensou em postar uma foto sua nesse processo? Seria como um “bastidores” da preparação da aula. Pedir que os estudantes deixem sugestões nos comentários do que querem aprender também é uma ótima maneira de estimular o engajamento.

Lembre-se que as redes sociais estão sempre cheias de conteúdo. Por isso, é super importante pensar em como inovar por lá. Afinal, não adianta pensar que o mesmo método de sala de aula presencial vai funcionar em um ambiente virtual tão competitivo, certo?

Se você tem interesse em produzir suas próprias videoaulas, temos um post com dicas. Que tal conferir?

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"