Boas práticas para melhorar sua plataforma de vídeos

Boas práticas para melhorar sua plataforma de vídeos

Um mulher assiste uma videoaula em frente ao computador. A imagem figura o tema do artigo sobre a importância da plataforma de vídeos

Criar conteúdo audiovisual que engaje não é tarefa fácil! Uma produção que consiga cativar seu público-alvo precisa de alguns ingredientes para conquistar seu objetivo. Um dos ingredientes fundamentais é a plataforma de vídeos, e é sobre ela que falaremos nesse texto.

Um excelente roteiro, um recorte correto de conteúdo, um professor cativante na gravação e um ótimo trabalho de pós-produção. Esses são requisitos cruciais para garantir, por exemplo, um bom índice de retenção. Mas assegurar uma boa experiência de consumo de vídeo e bons resultados vai além disso. Já pensou como o lugar onde você dispõe os objetos digitais de aprendizagem pode impactar?

A plataforma tem um grande impacto na forma e na intensidade com que os conteúdos hospedados nela são consumidos. Pense nela como uma vitrine: você teria uma boa experiência com uma vitrine desorganizada? Que não te faz entender os produtos que ela tá mostrando? Provavelmente não, certo? A mesma lógica pode se aplicar a uma plataforma.

Ela vai ser a principal ferramenta de interação entre os seus usuários e os seus conteúdos digitais. É ela a ponte que vai possibilitar o acesso a cada vídeo, jogo, animação ou atividade com as quais seu aluno, professor ou gestor vai interagir. E é ela quem pode fazer com que essa experiência dos usuários seja clara e positiva, ou confusa e negativa. Uma experiência frustrada pode prejudicar não só o engajamento dos usuários com a sua plataforma, mas também os resultados de performance dos vídeos contidos nela.

Então, pensando nisso, aqui vai uma lista de boas práticas para garantir que a sua plataforma torne o seu conteúdo em vídeo ainda mais relevante e assistido pelo público.

Garanta que sua plataforma de vídeos seja responsiva

Como afirmamos no post sobre alunos engajados, existe uma projeção de que em 2020, 82% do consumo de tráfego global de internet será de conteúdo em vídeo. É o que indica o relatório de tendências de consumo online da Cisco. O consumo por dispositivos mobile, como smartphones e tablets, já é uma realidade para a imensa maioria do público, e o consumo de conteúdo na sua plataforma precisa estar de acordo com isso. Garantir responsividade significa certificar-se que, independente de navegar pelo computador, celular ou tablet; o usuário vai ter uma experiência com a mesma qualidade e vai conseguir acessar os mesmos recursos sem nenhum problema.

Ofereça uma boa navegabilidade dentro da sua plataforma de vídeos

Você já teve a sensação de entrar em uma página de um site ou em uma plataforma e não saber como navegar dentro dela? Quando isso acontece, o sentimento mais comum é sentir-se perdido, sem saber como ir de uma página à outra. Esse fato pode fazer com que o usuário desista de estar ali. Uma boa navegabilidade previne que isso aconteça. Para isso, certifique-se de que o ele entende os comandos necessários para navegar. Além disso, é muito importante que todo o visual seja agradável. Ter o acesso fácil a todos os conteúdos também é um fator fundamental, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Assegure-se que seus vídeos sejam fáceis de ser encontrados

Você já se deu conta do quanto estamos buscando cada vez mais rapidez e agilidade em tudo à nossa volta? Tempo é um bem valioso na vida cotidiana. E se isso significa que os usuários estão buscando vídeos cada vez mais curtos, também quer dizer que eles estão menos propensos a perder tempo buscando conteúdos dentro das plataformas de vídeo. Por isso, garanta que esses vídeos tenham um caminho de navegação curto e contínuo. Assim, você assegura não só uma boa experiência de uso da plataforma como também um resultado de performance mais confiável aos seus vídeos.

Escute os seus usuários

Teste, faça pesquisas, interaja! Não há nada mais importante do que escutar quem utiliza sua plataforma de vídeo para ouvir em primeira mão os pontos fortes e a melhorar. Esse sempre vai ser o feedback mais rico que você vai receber. Você pode até ter uma canal de comunicação dentro da própria plataforma para que os estudantes, professores e/ou gestores possam opinar. Assim, é possível melhorar cada vez mais esse espaço tão importante para o consumo dos objetos digitais de aprendizagem.

Esperamos ter te ajudado! Até a próxima.

A imagem traz a foto de quem escreveu o artigo. Ao lado da foto, os dizeres "Ana Praciano - Coordenadora de Inovação"