Métricas e players para um vídeo de educação

Métricas e players para um vídeo de educação

Imagem traz a foto de um tablet com um vídeo rolando nele. Ilustra o tema do artigo sobre players e métricas de vídeo de educação.

Você conhece os principais players quando o assunto é hospedagem de vídeos? Veja 3 dicas lendo o nosso conteúdo completo!

Investir em videoaulas diferentes para engajar os seus alunos é sempre uma estratégia inteligente. Afinal, precisamos considerar que eles estão sempre conectados, certo? Além disso, é preciso levar em conta que 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço.

Portanto, o vídeo é uma ótima ferramenta para estimular a educação, por meio do universo digital. No entanto, é preciso monitorar os acessos no vídeo para ter a certeza de que ele está atingindo bons resultados.

Se você não domina o assunto, não se preocupe! Continue a leitura e entenda quais são as métricas mais importantes para avaliar e também quais são os melhores players para hospedar os seus vídeos! Vamos lá?

Entenda quais são as métricas mais importantes para um vídeo de educação

Primeiramente é preciso considerar que não basta apenas inserir um vídeo em alguma plataforma. É preciso acompanhar o seu desempenho e isso é possível por meio de algumas métricas interessantes. Veja quais são as principais!

Taxa de visualização

O número de views, ou visualizações, indicam quantas pessoas assistiram um material. Ela não pode ser analisada de forma isolada, afinal, as visualizações não indicam se o conteúdo é (ou não) atraente e envolvente.

Por isso, analise-a em conjunto com as demais (que falaremos abaixo) para ter uma visão mais completa do desempenho.

Apesar de isolada não trazer todas as informações relevantes, essa métrica é fundamental para entender o uso que o conteúdo digital está tendo. Se a quantidade de visualizações é pouca, é importante avaliar alguns fatores que podem atrapalhar o contato do estudante com o vídeo. Por exemplo, existe uma divulgação do material? É fácil de ser achado? A plataforma onde os vídeo estão alocados é usual? E, principalmente, os vídeos caminham lado a lado junto com o material didático?

Avaliar todas essas questões é importante para garantir que o investimento em conteúdo digital chegue ao aluno.

Taxa de retenção

A taxa de retenção avalia o nível de engajamento da sua audiência com os seus vídeos de educação. Ela indica por quanto tempo o seu público assiste o vídeo. Assim, determina se o conteúdo chamou e prendeu a atenção do aluno.

Ou seja, se na primeira métrica queremos que o conteúdo chegue ao estudante, na retenção, o foco é quanto tempo conseguimos engaja-lo. Consideramos a retenção uma das métricas mais importantes! E vamos te explicar o porquê.

Em uma aula de 50 minutos, você consegue medir quanto tempo o aluno presta atenção na explicação do professor? Tarefa um pouco complicada, não é? Afinal, mesmo que ele encare o docente todos os 50 minutos, nada garante que sua atenção estava ali.

Com o conteúdo digital, isso é um pouco diferente. Você já deu “play” em algum vídeo e deixou rolando sem prestar atenção no que estava passando? Esse movimento pode até acontecer, mas é mais difícil. Afinal, quando procuramos aprender sobre algo através do audiovisual, costumamos dar play somente quando estamos interessados e podemos colocar nossa atenção ali. É isso que chamamos de poder do play.

A métrica de retenção nos interessa tanto por isso: enquanto o aluno está assistindo aquele vídeo, significa que ele realmente estar ali. Ele escolhe quando dar o play, pausar ou até sair do vídeo. Quanto mais ele fica, mais aquele conteúdo interessa e o prende.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que avalia, como o nome sugere, a rejeição dos seus vídeos de educação. Ou seja, quantos alunos visitaram o vídeo e o abandonaram na sequência, sem realizar nenhuma ação. Portanto, ela demonstra o desinteresse do aluno pelo seu material.

Essa métrica é fundamental para entender o próprio vídeo: a estética está agradável? O áudio está bom? O tempo de carregamento é muito longo? O conteúdo está eficiente para os estudantes? Todos esses fatores são importantes, afinal, estamos falando de uma geração que consome vídeo o tempo inteiro! Logo, eles possuem um grande repertório de referências para gostar ou não dos conteúdos digitais que você dispôs.

3 dicas de players para inserir o seu vídeo de educação

Agora que você aprendeu quais são as principais métricas para avaliar o desempenho dos seus vídeos de educação, é fundamental escolher uma player que possa oferecer todas essas métricas. Além disso, saber os benefícios que oferecem é fundamental para ser assertivo na escolha.

1. Vimeo

Vimeo é uma plataforma de vídeo criada em 2004. Diferente do YouTube, ela não possui anúncios, sendo usada, principalmente, por criadores para divulgar materiais audiovisuais. Uma das características mais fortes desse player é um caráter mais profissional das produções.

Além de oferecer as métricas já mencionadas, o player Vimeo também possibilita os vídeos serem privados. Ele possui planos mensais que vão desde o gratuito até os pagos (de R$ 7,00 a R$ 75,00) . A principal diferença entre os planos é o espaço para armazenamento.

2. Sambatech

A Sambtech é uma empresa que oferece várias soluções para os vídeos, entre elas a hospedagem e a distribuição. Além das métricas, ela oferece serviço de suporte, camadas de proteção ao conteúdo adicionado, entre outras tecnologias.

O serviço não é gratuito. É necessário entrar em contato com a consultoria para informar-se dos preços.

3. Youtube

O YouTube é a rede social mais popular quando o assunto são vídeos. Portanto, saiba que ele é uma ferramenta gratuita e interessante para hospedar os seus vídeos de educação.

Além disso, você pode inserir legendas em vários idiomas e utilizar uma linguagem descomplicada e moderna. Dentre os citados, é o único 100% gratuito.

Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Sabia que aqui, no Desenrolado, temos uma média de 75% de retenção nas videoaulas produzidas? Clique aqui e conheça esse formato agora mesmo!