O seu material didático se comunica com o aluno?

O seu material didático se comunica com o aluno?

Imagem utilizada para ilustrar o artigo sobre comunicação no material didático.

Conte para nós: o seu material didático, de fato, comunica-se com o seu aluno de uma maneira eficaz? Entenda mais sobre essa temática agora mesmo! Vamos lá?

Conhecer a geração que usa seu material didático é muito importante para construir um que faça sentido. Portanto, é preciso entender as referências, e escolher a melhor linguagem para construir algo atrativo para os estudantes — isso deve acontecer mesmo com os conteúdos mais técnicos.

Afinal, todo material didático precisa passar conteúdos técnicos. No entanto, certamente você deve se questionar sobre qual é a melhor metodologia para repassar esse formato de conteúdos aos alunos, de uma maneira que estimule o gosto pelo aprendizado, certo?

Por isso, elaboramos este conteúdo! Vamos aprender mais sobre qual é a importância do material didático se comunicar com o aluno? Continue conosco e saiba mais!

Qual é a importância de conhecer a geração de estudantes que estão na escola?

Entender qual é a geração dos estudantes (normalmente será a Z, nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010), é essencial para:

  • identificar o melhor formato de conteúdo a ser trabalhado nas aulas;
  • conhecer os pensamentos dos estudantes;
  • mapear o perfil dos seus alunos;
  • compreender como, quando e onde eles consomem informações;
  • avaliar qual é a melhor metodologia de ensino;
  • determinar a melhor linguagem;
  • criar conexões que façam sentido; e
    muito mais!

Então, vamos supor que você considere importante que o aluno, dessa geração, leia um livro técnico de 400 páginas. Será que somente inseri-lo como uma leitura obrigatória ou fazer com que ele faça um resumo é o suficiente para garantir a sua aprendizagem?

Certamente, não! Afinal, essa geração vive na era dos smartphones e tablets, portanto, o aluno tem uma nova maneira de estudar. Isso acontece porque ele tem o mundo na “palma da sua mão” e domina todas as ferramentas digitais — inclusive (e muito provavelmente!) mais do que você!

Então, o primeiro passo é ter a mente aberta e estudar qual é a melhor metodologia de ensino para apresentar diversos tipos de conteúdo, mesmo os mais técnicos.

Por que o material didático deve se comunicar com o aluno?

O material didático precisa se comunicar com o aluno para que ele desenvolva o gosto pelo aprendizado. Afinal, diversos alunos podem preferir assistir alguma videoaula com outro professor, na internet, fazendo com que o ensino das suas escolas e do seu material não sejam priorizados — caso você não invista na diversificação do conteúdo na web, por exemplo.

Citamos isso porque muitos estudantes preferem acompanhar os EduTubers, que são influenciadores digitais da área da educação e isso é ótimo. No entanto, por mais que esses professores sejam experientes e experts em determinados assuntos, talvez não trabalhem com a metodologia que as suas escolas utilizam.

Dessa forma, saiba que é fundamental criar conteúdos personalizados e que se comuniquem da forma correta com os seus estudantes.

Mas o que significa se comunicar com o aluno?

A geração que utiliza seu material didático é uma nativa digital. Seu alto contato com o mundo digital tem significativa influência na forma como ela consome outros tipos de mídia, inclusive a impressa. Por isso, na hora da produção é fundamental pensar no storytelling que seu produto apresenta.

  • O estudante sabe quais caminhos seguir em cada página?
  • A linguagem utilizada se conecta com o aluno?
  • Há uma narrativa que o estudante é encaixado a cada novo capítulo, por exemplo?
  • E, principalmente, o material didático se familiariza com o contexto que o aluno está inserido: o mundo digital?

Todos esses questionamentos são importantes, pois é assim que os produtos digitais se apresentam. A maior parte deles são pensados para inserir o usuário em uma narrativa. Dessa maneira, podemos dizer que os nativos digitais são acostumados com esse tipo abordagem.

Como nosso CEO, Igor Pelúcio, já falou em uma postagem do LinkedIn: linguagem é fundamental para engajar os estudantes. Não adianta ter todos os conteúdos digitais se eles não se conectam com a forma de comunicação dos estudantes. Do mesmo jeito, o material de ensino. Compreender os mecanismos por trás dos conteúdos que os alunos consomem é um passo importante para construir materiais que os interessem.

Pensar em toda essa comunicação durante a utilização do material de ensino faz com que estudante aprenda com mais facilidade, assimilando os conteúdos de uma forma rápida e eficaz. Além disso, apresenta sua instituição como atualizada diante das escolas, já que preza por melhorar a experiência dos seus alunos.

Agora que você aprendeu qual é a importância do seu material didático se comunicar com o aluno, que tal entender mais sobre como a geração Z tem estudado? Leia agora: engajamento, a busca dos alunos por vídeos! Boa leitura!