Uso de Objetos Digitais de Aprendizagem: como saber se são efetivos

Uso de Objetos Digitais de Aprendizagem: como saber se são efetivos

A imagem traz uma ilustração de duas pessoas em frente a slides que trazem gráficos. Ela foi usada para ilustrar o artigo sobre o uso de objetos digitais de aprendizagem e sua efetividade.

Nos últimos anos, vimos um bum digital dentro da educação. Soluções educacionais digitais que eram somente complemento passaram a ser parte integrante do processo de aprendizagem. No entanto, devo lhe dizer: nem toda solução digital deve necessariamente fazer parte da solução educacional. Afinal, investir em muitas possibilidades e frentes pode mais atrapalhar o corpo pedagógico do que ajudar. Por isso, vamos discutir nesse artigo sobre o uso de objetos digitais de aprendizagem e sua efetividade. Você sabe como medir?

O conteúdo digital se provou muito valioso nos últimos anos. Além disso, ele também é um investimento que exige planejamento. Então, imagine chegar a hora de compartilhar com as escolas, e perceber que não gerou o impacto que você imaginava?!

De fato, há poucos anos, a entrega de objetos digitais de aprendizagem não muito elaborados parecia ser o suficiente. Afinal, eles não faziam parte do principal da entrega educacional. Contudo, hoje essa lógica é diferente. O crescimento do digital em várias frentes fez com que as soluções digitais se tornassem também parte do principal junto com outros elementos.

Por isso, junto com os outros aspectos educacionais (como avaliações), é importante que o uso de objetos digitais de aprendizagem passe por essa avaliação de efetividade. Essa medição impacta diretamente seu investimento e a qualidade pedagógica da sua entrega. Vem entender mais abaixo!

Passo 01: O conteúdo digital está sendo útil?

Vamos começar do começo? O primeiro passo para medir essa efetividade é, com certeza, saber se os objetos digitais de aprendizagem estão sendo utilizados. Isso mesmo! Afinal, esse é o primeiro sinal de que seu investimento tem valido a pena.

Se, por exemplo, os objetos digitais de aprendizagem estiverem dentro de uma plataforma do seu sistema de ensino, é possível olhar para as métricas, como as visualizações. Além disso, se você possui escolas parceiras por cidades diferentes, é possível ver esse nível de visualização por localidade. E, claro, existe a possibilidade de avaliar escola por escola em acessos.

Caso você perceba que existe um gap na utilização desse conteúdo, pergunte-se se existe alguma orientação ou planejamento feito por sua equipe pedagógica que possa dar suporte para as escolas.

Por exemplo, utilizando esse conteúdo para projetos específicos. Além disso, também é possível dar orientações diretas aos professores, como já explicamos aqui.

Passo 02: Retenção

Mas além do acesso, existe uma métrica que contribui para entender se esses conteúdos estão prendendo a atenção dos alunos. É a retenção! Nela, é medido o tempo que o público ficou assistindo um vídeo sem sair dele. Ou seja, o quanto aquele conteúdo foi capaz de prender a atenção de quem o assiste.

Esse resultado é super importante porque está ligado diretamente ao interesse dos alunos sobre os objetos digitais de aprendizagem. Citamos o exemplo do vídeo, mas isso também reflete em formatos de áudio ou objetos interativos.

É aqui que é possível entender mais sobre a efetividade para engajar! E nós sabemos como o engajamento é um desafio antigo e sempre atual de todo setor pedagógico.

Se por um acaso, esse conteúdo não tem engajado os alunos, é fundamental que você se pergunte o que não está fazendo sentido:

  • O tempo de duração é longo demais?
  • O conteúdo foi bem distribuído?
  • O professor ou ator tem boa desenvoltura?
  • Tem erros no vídeo?
  • A estética é adequada?
  • Há problemas de áudio ou de imagem?
  • O formato é adequado para faixa etária?

As produções de objetos digitais de aprendizagem devem sempre se preocupar com a retenção. Já falamos um pouco sobre isso nesse post no nosso LinkedIn! Comenta lá o que você acha sobre isso.

Passo 03: avaliações pedagógicas existem por um motivo

É sempre importante deixar claro que o digital não veio para substituir elementos pedagógicos que já existiam. Ao contrário, ele deve se unir a eles para melhorar e provocar impactos positivos.

Portanto, a efetividade do uso de objetos digitais de aprendizagem deve passar também pelas avaliações pedagógicas. Afinal, se você tem um conteúdo que é capaz de engajar o aluno, essas avaliações devem demonstrar o quanto o desempenho desses estudantes pode melhorar.

Logo, é importante que essas avaliações possam abraçar aquilo que foi ensinado via conteúdo digital. Para que, dessa forma, os resultados possam expressar o impacto no aprendizado do estudante.

Converse com suas escolas e entenda se existe um antes ou depois; se os materiais impactaram esse resultado; se existe uma maneira das avaliações contemplarem essa aprendizagem.

Passo 04: o feedback continua sendo importante

Para finalizar, coloco o feedback como uma das formas mais eficientes de entender a efetividade do uso de objetos digitais de aprendizagem. Você pode obtê-lo de formas diferentes e de pessoas diferentes.

Por exemplo, se na sua plataforma existe espaço para que os alunos comentem, você provavelmente terá a opinião deles sobre aquele material.

Já com o corpo pedagógico das suas escolas, é importante criar espaço para que eles possam levar as questões que envolvem essa parte específica do processo de ensino.

Essa construção conjunta é fundamental! Eu espero que esse artigo tenha contribuído. Até a próxima!