Mudança de segmento de ensino: conteúdo digital pode ajudar

Mudança de segmento de ensino: conteúdo digital pode ajudar

A imagem traz um garoto que tem por volta de 11 anos estudando na frente de um notebook. Ele está rodeado de papeis e parece interessado no que ver. A imagem foi usada para ilustrar a mudança de segmento de ensino.

A mudança de segmento de ensino é um marco na vida do estudante! Ela consiste na transição escolar que o aluno passa quando sai de uma fase do ensino para outra, por exemplo, dos Anos Iniciais para os Anos Finais. Essa mudança é marcada por adaptações e, hoje, vim trazer como o conteúdo digital também deve ser pensado para esse momento.

As séries de transição que vamos discutir aqui são as do 5º ao 6º ano e do 9º ao 1º ano do Ensino Médio. Ambas marcam o início de processos diferentes na vida do aluno e, por isso, é tão importante estar atento a elas. Vamos entender mais sobre cada uma?

Do 5º ao 6º ano

A saída dos Anos Iniciais para a entrada nos Anos Finais marca uma fase crucial não somente para o ensino, mas para a vida de cada indivíduo. É o fim da infância e começo da adolescência! Você já deve imaginar quanto mudança e adaptação está acontecendo ao mesmo tempo, não é?

Quando falamos do ensino, no entanto, é importante citar alguns fatos que acontecem que também levam o aluno a uma nova fase, como:

  • Aumento dos conteúdos;
  • A substituição do professor generalista pelos professores especialistas;
  • O ensino de conceitos mais abstratos;
  • Aumento de atividades e tarefas;
  • Novas responsabilidades (ex: poder usar caneta para fazer provas e tarefas).

Cada novidade dessa entra como um turbilhão. Afinal de contas, não podemos esquecer que tudo isso acontece de um ano para o outro, literalmente. Por isso, é tão importante estar atento à mudança de segmento de ensino.

Do 9º ao 1º ano do Ensino Médio

Já quando falamos da saída dos Anos Finais para a entrada no Ensino Médio, estamos falando de adolescentes que continuarão adolescentes, mas precisarão lidar com o peso da tomada de decisão. Afinal, é nesse segmento que o aluno encara sua primeira escolha profissional.

Até a fase anterior, o estudo tinha um fim quase que em si mesmo: tirar boas notas e realizar trabalhos para garantir que passaria de ano. Agora, o estudante se depara com o processo de ensino e aprendizagem que se expande para além da escola e que tem como objetivo levá-lo para sua vida adulta.

Além disso, é também aqui que ele precisa entrar em contato com seu Projeto de Vida. Apesar de toda fase exigir um certo nível de maturidade e autonomia, é nesse segmento que o amadurecimento precisa ser estimulado de uma maneira saudável e segura para esse estudante que, de repente, se depara com a pressão de decidir.

Como fica o conteúdo digital na mudança de segmento de ensino?

Existem alguns aspectos pedagógicos que preparam as escolas para viver essas mudanças e ajudar os alunos. O que talvez você ainda não saiba é que o conteúdo digital também deve ser pensado para esse momento! Acompanhe como a seguir:

Revisão

Um passo necessário para toda mudança de segmento de ensino é a verificação dos conhecimentos prévios. Ou seja, entender o que ficou claro e compreendido, qual nível da turma e o que precisa ser recapitulado rapidamente logo no início do ano letivo.

Para retomar esses assuntos anteriores, o conteúdo digital é um grande aliado, pois pode ser uma ferramenta que vai auxiliar os professores nesse processo. Afinal, é preciso levar em conta que nem sempre o tempo disponível será o suficiente para fazer uma revisão 100% eficiente.

Por isso, disponibilizar uma base de conteúdos adequada a essa fase é uma ótima maneira de contribuir com essa transição e torná-la mais tranquila.

Adequação de formatos e narrativas

Além disso, é importante citar que a construção de objetos digitais de aprendizagem que estejam de acordo com a fase do ensino e acompanhe essa mudança é uma etapa crucial.

Por exemplo, o 8º ano do Ensino Fundamental está dentro dos Anos Finais. Ainda assim, alunos do 6º ano – que também estão dentro dos Anos Finais – terão muito mais ligação com o estilo de conteúdo que viram no 5º ano do Ensino Fundamental – que fazem parte dos Anos Iniciais.

Portanto, nosso conselho é que dentro das séries do 5º, 6º, 9º ano e 1º ano do Ensino Médio o conteúdo digital seja produzido trazendo referências que unem um pouco do que ainda está por vir (no caso das séries anteriores) e o que já foi visto (no caso das séries que vêm depois).

Conteúdos para o 9º ano podem trazer elementos que remetam ao Ensino Médio, enquanto, conteúdos para o 1º ano do EM podem trazer referências à maneira de aprender anterior para tornar a adaptação mais tranquila.

Para isso acontecer, é importante conhecer bem as características que acompanham cada fase escolar. Espero ter te ajudado a entender mais sobre como o conteúdo digital pode ser um aliado da mudança de segmento de ensino. Até a próxima!