Interatividade no PNLD 2024: o que você precisa saber

Interatividade no PNLD 2024: o que você precisa saber

Imagem traz figuras de livros e de uma barra de pesquisa com a seta do mouse para ilustrar a interatividade no PNLD 2024 que passou a ser obrigatória.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) figura como uma das grandes iniciativas do governo para a compra de livros do mundo. Ao longo dos últimos anos, no entanto, o programa vem passando por mudanças nos requisitos de entrega dos materiais, adicionando recursos digitais aos componentes didáticos, numa tentativa de modernizar os conteúdos e torná-los engajantes e conectados a esse novo momento que vive a educação. Nesse artigo, entenda como a interatividade no PNLD 2024 pode ser colocada em prática com alguns formatos!

REDs: Recursos Educacionais Digitais

Em primeiro momento, os Recursos Educacionais Digitais (ou REDs) diziam respeito a produções audiovisuais. Videoaulas, animações, podcasts, áudios, galerias de imagens (ou sliders) e vídeos tutoriais foram alguns dos formatos recomendados e ofertados. Nos primeiros editais os REDs eram recomendáveis, e posteriormente tornaram-se obrigatórios.

Desse modo, o que há de novo, então? A minuta do edital deste ano traz uma grande novidade: a obrigatoriedade de presença de conteúdos digitais interativos nos materiais! Isso vale para os que serão comprados e destinados tanto aos alunos quanto aos professores.

Tal novidade naturalmente traz uma série de dúvidas e incertezas, e por isso vamos tentar abordar um pouco melhor como essa característica pode fazer parte da sua solução de conteúdo digital, abordando a interatividade no PNLD 2024.

Audiovisuais

Como mencionamos no início deste texto, os REDs apareceram alguns anos atrás atrelados a materiais audiovisuais quando eles se popularizaram e se solidificaram. Eles se tornaram não apenas uma importante ferramenta de aprendizagem, mas também uma mídia muito popular entre os estudantes. Você sabia que 9 entre 10 pessoas pessoas usavam o YouTube para estudar no ano em que o PNLD tornou obrigatória a adição de audiovisuais ao material didático? As peças interativas seguem o mesmo caminho neste momento!

Portanto, adicionar componentes de interatividade ao material didático também está ligado a uma tentativa de trazer conteúdos que hoje são uma ferramenta essencial para gerar uma conexão:

  • com o modelo mental dos estudantes;
  • os novos recursos tecnológicos e educativos que estão à disposição dos professores atualmente;
  • o novo momento da educação;
  • e também o dia a dia dos alunos fora da escola.

Este último fator é cada vez mais importante de ser colocado na equação, pois hoje, mais do que nunca, temos uma geração não só conectada e ativa, mas também questionadora!

Por isso, ela traz muitos elementos de fora para dentro das 4 paredes da sala de aula. E isso diz respeito não só a assuntos sensíveis para discussão, mas também a ferramentas, tecnologias e linguagens que eles dominam e trazem para o universo da escola, como por exemplo os jogos digitais. Tendo em vista a importância que a interatividade no PNLD 2024 ganhou, confira exemplos de objetos interativos a seguir!

Gamificação

Falando em jogos, esse pode ser um excelente caminho para trazer interatividade ao material didático. O edital traz que os livros digitais interativos, além de REDs audiovisuais, devem vir acompanhados também de ferramentas de gamificação. Esse termo, normalmente muito vago e que pode causar muita dúvida e receio em alguns educadores, pode ser muito bem resolvido se trouxermos uma abordagem já amplamente conhecida não só pelos pedagogos e profissionais da educação em geral, mas também pelos alunos: os jogos.

Sendo uma mídia tão utilizada pelos alunos fora da sala de aula, eles podem se tornar uma poderosa ferramenta para não só contextualizar o ensino, mas também torná-lo efetivo e prazeroso. Foi o que aconteceu em experiências com alunos de Campinas (SP), Porto Velho (RO) e Americana (SP).

Os jogos, ou peças interativas que tenham componentes de gamificação (como atividades), podem ser criados e utilizados para explicar assuntos complexos de maneira lúdica, servir de instrumento de checagem para certificar a compreensão de um conteúdo ou gerar compreensão de um conteúdo de forma bastante ilustrativa. De qualquer maneira, eles sem dúvida são fundamentais e devem ser considerados quando se fala em adicionar gamificação aos componentes dos livros digitais interativos.

Livros digitais e interativos

E por falar em livros, com a popularização do consumo de conteúdo escrito em formato digital, os PDFs, MOBIs e afins tornaram-se bem conhecidos. No entanto, quando falamos de livros interativos, eles por si só trazem uma gama de possibilidades!

Imagine só não apenas poder colocar links que levam para sites externos onde estão seus vídeos, jogos ou podcasts, mas sim colocar essas peças dentro do livro. Assim, fazendo com que o aluno ou o professor possa interagir com o conteúdo ali mesmo, dentro do próprio livro. É essa a grande vantagem dos epubs e dos HTMLs.

No entanto, isso vem com um ônus da maior dificuldade e do gasto de produção sem dúvidas ser maior. O ponto principal, no entanto, é que é possível não só criar recursos educacionais separados, mas sim pequenas trilhas de aprendizagem. Desse modo, juntando material escrito com os REDs, cria-se um ecossistema poderoso para solidificar a compreensão dos alunos.

Trilhas de aprendizagem

E para fechar, a ideia de mini trilhas de aprendizagem também são um excelente recurso para aplicar a interatividade no PNLD. Não apenas por uma trilha, apenas pelo seu formato, precisa ter componentes de tecnologia (programação) e estrutura que lembram fases de um caminho que precisa ser percorrido e vai requerer interatividade para passar por isso, mas também porque ela é capaz de aglutinar diversos recursos, interativos ou não, para criar um percurso de aprendizagem para o aluno ou para o professor.

Assim, você utiliza de técnicas de ludicidade para criar uma narrativa que funcione bem para que seja ao mesmo tempo engajante e traga todos os recursos necessários para fortalecer o aprendizado sobre o assunto específico que está sendo abordado.

Embora possa causar dúvidas ou até mesmo assustar no início, vemos que é possível encontrar ótimos meios para trabalhar interatividade no PNLD 2024. Se você acha que a Desenrolado pode ajudar nesse desafio, entre em contato com a gente que será um prazer falar com você!

Ana Praciano - Diretora de Negócios