Utilizando objetos interativos nos Anos Iniciais

Utilizando objetos interativos nos Anos Iniciais

A imagem traz crianças em uma sala, mexendo em computadores. A imagem tem como objetivo ilustrar a aplicação de objetos interativos nos anos iniciais de ensino.

Antes do ensino remoto ser realidade, já era complexo pensar em como incorporar diferentes tecnologias para uso em sala de aula. Afinal, essas ferramentas não podem ser aplicadas de qualquer forma. É fundamental que elas possam trazer, de forma lúdica, o conteúdo para o aluno – especialmente o aluno dos Anos Iniciais. Agora, não dá para negar que estamos numa realidade a qual precisamos não só fazer uso dos objetos digitais, mas principalmente dos objetos interativos nos Anos Iniciais.

Essa necessidade surge a partir do contexto de intensa imersão no digital ao qual os estudantes passaram. E quando falamos em digital, é impossível não lembrar da geração que só conhece o mundo dessa maneira: a geração Alpha. Portanto, para engajar essa nova era de alunos, a inovação é fundamental. Continue a leitura e entenda mais!

Objetos Interativos? Geração Alpha?

Calma! Vamos por partes.

Objetos interativos – ODAis – são um tipo diferente de objetos digitais – que são elementos educacionais utilizados para reforçar a aprendizagem do aluno.

Os ODAis trazem como principal diferencial a conexão direta do aluno com o objeto através da interatividade. Desse modo, a partir do momento que o aluno está interagindo diretamente com o conteúdo da aplicação, ele deixa de ser alguém passivo em seu processo de aprendizagem e passa a se sentir como agente principal do conteúdo a ser absorvido.

E essa característica de empoderar enquanto agente principal do conteúdo é muito importante para o aluno de Anos Iniciais – que são pertencentes à geração Alpha. Por serem nativos digitais, eles esperam que o que quer que esteja presente na rotina escolar deles permita exercer protagonismo durante a própria aprendizagem. Assim, os objetos interativos são uma ferramenta que potencializam esse protagonismo tanto em sala de aula quanto fora.

Fora da sala de aula?

Sim! Outra característica da geração dos alunos de Anos Iniciais é que eles gostam de sair da rotina e não gostam de escrever a todo instante. Por esse motivo, um dos maiores desafios é tornar as atividades feitas fora da sala de aula (as tarefas de casa) mais lúdicas e mais interessantes para o aluno. Sendo assim, os objetos interativos podem entrar como trunfo principal para este fim.

Mas como? Principalmente através de jogos educacionais, atividades interativas, trilhas de aprendizagem, que tornam o processo de aprendizagem mais lúdico para o aluno. Além disso, podem entregar aos professores e à escola, de maneira automatizada, dados sobre o desempenho dos estudantes que fazem tais lições interativas.

Confira alguns exemplos de utilização dos objetos interativos nos Anos Iniciais:

O poder dos objetos interativos

O conteúdo digital interativo é um recurso bastante poderoso! E o qual cada vez mais será essencial para garantir uma jornada de aprendizagem empoderadora e que coloque o aluno dos Anos Iniciais na posição de protagonista a qual ele sempre vai pedir para estar.

Além disso, os objetos interativos podem entregar dados e informações poderosas para professores e gestores escolares, assim podendo gerar os melhores insights possíveis. Dessa forma, é possível tanto personalizar a jornada de cada aluno na escola, como fazer ajustes na rotina escolar para o aluno estar cada vez mais presente.

Agora que você sabe disso, que tal conhecer nosso portfólio de objetos interativos para anos iniciais e conversar sobre como aplicá-los em seu material?