Melhores formatos de Objetos Interativos para Anos Iniciais

Melhores formatos de Objetos Interativos para Anos Iniciais

Na imagem, uma criança mexe em um tablet sentada no sofá. O objetivo da imagem é ilustrar o artigo sobre os melhores formatos de objetos interativos para Anos Iniciais.

Nos últimos anos, estudantes de todas as idades estão passando por uma intensa imersão no digital. O ano de 2020 acelerou ainda mais esse processo, concorda? Dessa maneira, profissionais de educação encontraram o mesmo desafio manifestado em um outro ambiente. Afinal, como engajar os alunos no mundo digital? Esse questionamento torna-se ainda mais complexo quando pensamos em estudantes de faixa etária menor. Por isso, o engajamento conta com uma premissa muito importante: a interatividade! E, nesse artigo, vou te ajudar a encontrar os melhores formatos de objetos interativos para Anos Iniciais.


Se você ainda não sabe o que são conteúdos interativos e sua importância, eu vou te explicar! Os objetos interativos permitem uma aplicação maior da aprendizagem ativa. Afinal, eles presumem a participação do estudante. Além disso, esse tipo de metodologia está ficando cada vez mais importante dentro do contexto da educação básica. Portanto, além de estimular o engajamento estudantil, os objetos interativos – quando bem aplicados – contribuem na construção de seu protagonismo.


Alguns exemplos são: atividades interativas, jogos, infográficos, galeria de imagens, etc. Porém, nem todos os tipos de objetos interativos são recomendados para os Anos Iniciais. Portanto, é necessário ter um olhar cuidadoso para avaliar quais conversam com a Geração Alpha, que atualmente predomina neste segmento.

SAIBA MAIS: ENSINO HÍBRIDO NOS ANOS INICIAIS

Confira abaixo quais são os melhores formatos de objetos interativos para Anos Iniciais!

Contexto

Mas, calma! Antes, para entender o motivo da recomendação de cada um, é primeiro necessário entender qual o principal contexto de uso dos OIs, por parte dos alunos.

E a resposta é simples: como essas ferramentas acabam por, através da camada de interação, empoderar o estudante, elas viram um meio excelente para atuarem principalmente na aplicação prática do conteúdo visto em aula. Além disso, também em testes que verificam o conhecimento absorvido pelo aluno.

Consequentemente, vê-se a maior aplicação dos objetos interativos fora da sala de aula, como, por exemplo, em tarefas para serem feitas em casa.

SAIBA MAIS: COMO UTILIZAR CADA OBJETO INTERATIVO NAS SÉRIES ESPECÍFICAS DOS ANOS INICIAIS

E então, vamos aos tipos de OIs recomendados?

Recomendações

A partir de estudos feitos em cima das características dos Anos Iniciais, chegamos a alguns formatos adequados para este segmento. São eles:

  • Atividade interativa;
  • Jogo;
  • Vídeo interativo.

A análise foi feita a partir dos perfis das crianças do 1º ao 5º ano.

Atividades interativas

Este é o formato mais demandado pelo segmento! Mas o que são elas?

As atividades interativas acabam por ajudar os estudantes a compreenderem conceitos abstratos em aprendizados mais concretos – tais como cores e nomes dos animais. Nos primeiros anos, ganham uma importância no papel de reforçar a alfabetização. Além disso, elas ajudam também os alunos a praticarem o conteúdo aprendido em exercícios.

Interações comuns nesses tipos de objetos são do tipo clique, clique e arraste e/ou digitação.

Jogos

Bem próximo das atividades interativas enquanto formato demandados, os jogos cumprem tarefa similar ao das atividades interativas. Sendo assim, contribuem para os estudantes absorverem e praticarem enquanto exercício, com forte apoio da camada de interação e de elementos lúdicos, conteúdos abstratos.

É importante frisar que, nesse caso, a narrativa desse formato apoia-se bastante em como são os jogos. Ou seja, há algo para vencer e uma recompensa por isso. Portanto, os aspectos visuais devem reforçar isso.

Interações comuns nesses tipos de objetos são do tipo clique, clique e arraste e quiz.

CONFIRA UM EXEMPLO

Vídeos interativos

Os vídeos interativos também possuem forte presença no segmento, pois eles aliam as características lúdicas e dinâmicas presentes em vídeos voltados a Anos Iniciais com o poder de escolha dado ao aluno na camada de interação. Portanto, esse formato contribui para construção da própria jornada de aprendizagem.

A principal interação presente é o clique.

É interessante ressaltar que, para Anos Iniciais, há um forte trabalho de design, principalmente design gráfico, para garantir que os OIs sejam atrativos aos alunos do segmento. Isso acontece através de elementos como cores vibrantes, formas bem definidas, tipografia estilizada e ilustrações sólidas e muito trabalhadas.

SAIBA MAIS: A IMPORTÂNCIA DA ESTÉTICA NA APRENDIZAGEM

Outro ponto interessante de ser citado é que é importante que, para os alunos de 1º e 2º ano, os objetos precisam ser narrados. Afinal, é um público ainda em processo de alfabetização. Para séries posteriores, instruções escritas de maneira clara, objetiva e curta, e com linguagem próxima ao de uma professora passando atividade para os alunos em sala de aula devem funcionar.

E aí, curtiu as nossas recomendações de formatos de objetos interativos para Anos Iniciais? Nos siga no LinkedIn para mais conteúdo educacionais! Esperamos ter te ajudado.

Na imagem há a foto do autor do artigo. Ao lado da foto tem seu nome e seu cargo dessa maneira "Chicão Alcântara - Supervisor de Objetos Digitais."