Como usar o celular a favor do ensino do aluno?

Como usar o celular a favor do ensino do aluno?

Imagem traz a figura de livros, um smartphone e um fone de ouvido. Usada para ilustrar o a temática do uso do celular a favor do ensino.

O smartphone, visto, muitas vezes, como vilão do ensino (por distrair o aluno com facilidade), torna-se um instrumento essencial no ensino remoto. Afinal, ele é uma ferramenta importante para que os estudantes tenham acesso às aulas, certo? Diante desse contexto, um questionamento que já existia antes, fica ainda mais forte agora: afinal, existe algum jeito de usar o celular a favor do ensino?

Sabemos que com o ensino remoto é mais fácil perder o controle sobre o que os alunos estão fazendo na hora das aulas. No entanto, saiba que o professor e a escola podem ajudar a incentivar o uso responsável dos smartphones — tanto nas aulas presenciais quanto on-line.

Vamos conferir algumas dicas para usar o celular a favor do ensino? Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Não proíba o uso do celular em sala de aula

Muitas escolas, como uma maneira para controlar a atenção dos alunos, proíbem o uso do celular. No entanto, o mais interessante aqui seria educar os estudantes sobre o uso consciente do mesmo. Afinal, ele pode ser inserido no contexto escolar como uma prática educacional.

Por isso, saiba que os alunos estarem conectados em sala de aula não significa, necessariamente, que estão distraídos. Dessa forma, o celular pode ser utilizado como uma ferramenta para que eles se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado.

Nesse caso, os acordos de uso podem ser uma solução. Permitir a utilização diante de algumas atividades e, tornar o instrumento parte do momento da aula, pode fazer com que os estudantes se engajem mais. Assim, eles não verão o celular como um refúgio para não prestar atenção na aula. Ao contrário, entenderão que esse instrumento também pode ser parte integrante do seu aprendizado.

Valorize a utilização de recursos tecnológicos para os alunos

Não podemos ignorar que, com a pandemia do COVID-19, o ensino remoto se tornou uma possibilidade. Dessa forma, os alunos e professores precisaram se adequar a essa nova realidade — mesmo aqueles que não são tão adeptos ao uso das tecnologias no ensino.

Esse momento fez com que todos pudéssemos avaliar sobre a importância dos recursos tecnológicos para o ensino, por exemplo, o uso rico dos conteúdos digitais.

Então, valorizar essa prática é importante porque torna o processo de ensino e aprendizagem muito mais significativos. Afinal, os alunos utilizam as ferramentas que já estão acostumados no dia a dia para aprender mais.

Saiba utilizar o potencial do celular para melhorar aprendizado dos alunos

De acordo com uma pesquisa realizada pela TIC Educação, há um aumento significativo no percentual de professores que usam o celular para desenvolver atividades com os seus alunos. Para você ter uma ideia, de 2015 para 2017 houve o aumento de 46% para 69%.

Por isso, saiba que o smartphone pode ser utilizado como um estímulo de autonomia e independência, uma vez que o aluno busca tirar as suas dúvidas e aprender mais sobre uma determinada temática. Para isso acontecer, é necessário até envolver o instrumento nas atividades. Fazer com que ele se torne parte integrante também quando o estudante está no seu momento de estudo só.

No entanto, para que isso aconteça, o professor e a escola precisam investir em materiais de qualidade. Afinal, precisamos considerar que nem todo o material que há na internet é didático e contribui para a jornada do conhecimento.

Por isso, é importante que os professores, em conjunto com a coordenação pedagógica, elaborem propostas educacionais ricas e interessantes aos alunos, utilizando a tecnologia.

Você gostou de aprender sobre como usar o celular a favor do ensino do aluno? Então, que tal conhecer um formato de conteúdo que pode ajudar a prender a atenção dos estudantes com o uso da tecnologia? Conheça o vídeo mobile agora mesmo!