Boas práticas para o ensino com conteúdo digital

Boas práticas para o ensino com conteúdo digital

A imagem traz a ilustração de seis pessoas diversas que seguram o símbolo da curtida em suas mãos, o dedo polegar para cima. Ela foi usada para ilustrar o artigo boas práticas para o ensino com conteúdo digital.

Sabemos que é muito importante que o aluno seja o protagonista do seu aprendizado. Assim, ele não depende, unicamente, do professor para ir atrás do conhecimento. Portanto, é sempre importante criar materiais criativos por meio do ensino com conteúdo digital para que ele siga esse caminho e obtenha sucesso nos estudos.

Vale ressaltar que, quando falamos em conteúdo digital, não estamos nos referindo, unicamente, no ensino à distância. Afinal, há inúmeras oportunidades para inserir o conteúdo digital no ensino presencial.

Dessa forma, para que o aluno tenha interesse e se sinta envolvido com o conteúdo digital, há algumas medidas estratégicas que podem ser adotadas. Vamos conferir algumas delas? Continue a leitura!

Diversifique o ensino com conteúdo digital

Para que o aluno se sinta engajado com os estudos é importante dinamizar as aulas. Afinal, aulas criativas e dinâmicas captam melhor a atenção do estudante, mantendo-o mais conectado com o conteúdo.

Portanto, é preciso investir nas ferramentas certas para endossar o protagonismo do aluno. Então, uma ideia interessante é investir em recursos variados (que sejam atualizados, tecnológicos, dinâmicos e criativos), tais como:

  • vídeos interativos;
  • jogos;
  • videoaula com cenário;
  • animações de vetores em 2D;
  • chat animado;
  • videoaulas divertidas;
  • audiolivro;
  • podcasts; e
  • outros!

Na hora de planejar as aulas, é importante já separar qual espaço e tempo você deseja deixar para esse tipo de conteúdo. E claro, é sempre possível complementar com a dinâmica do estudos que o próprio aluno tem em casa.

Para que os conteúdos fiquem sempre interligados com o material usado em sala de aula, procure saber do Sistema de Ensino ou Editora que atende sua escola quais conteúdos digitais eles possuem para oferecer.

Estimule a troca de informações

A interação da turma é essencial para promover um ambiente agradável e favorável ao desenvolvimento intelectual. O professor tem a autonomia para criar um cenário em que a troca de informações é muito valorizada.

Portanto, estimule a interação dos alunos, demonstrando que as novas ideias e os pensamentos diferentes são sempre bem-vindos. Aqui, é muito importante mostrar que todos os alunos têm voz ativa nas discussões.

Assim, após assimilar um conteúdo digital, eles têm a oportunidade para expressar a sua opinião a respeito — bem como falar se há algo que não compreendeu e que precisa ser revisto.

Nesse tipo de discussão, você pode até avaliar que tipos de conteúdos e ferramentas digitais estão fazendo sentido para o aprendizado do estudante. Visto que vai é possível ouvir deles quais são os que mais se engajam.

Desenvolva a capacidade de autonomia da turma

Para que o aluno se torne protagonista do seu conhecimento e busque por conteúdos digitais para aprender, é preciso que ele compreenda que tem essa autonomia. Por isso, o professor tem um papel fundamental para conduzi-los nessa trajetória.

Os professores podem fomentar a independência dos alunos, estimulando a sua criatividade propondo soluções inovadoras. Assim, ele cria alternativas que facilitem o aprendizado e também contribuem com o desenvolvimento humano.

Crie ações inovadoras para o ensino remoto

Como citamos anteriormente, os conteúdos digitais não são exclusivos para o ensino digital. No entanto, não podemos ignorar que o período da pandemia em virtude do COVID-19 trouxe essa nova realidade para o ensino.

Então, não deixe de pensar em como estimular os conteúdos digitais no universo on-line. Bacich, Neto, Trevisani acreditam que “o aluno pode ser também produtor de informação, coautor com seus colegas e professores, reelaborando materiais em grupo, contando histórias (storytelling), debatendo ideias em um fórum, divulgando seus resultados em um ambiente de webconferência, blog ou páginas da web”.

Então, saiba que o professor pode criar um ambiente que estimule a criatividade dos alunos por meio desse debate rico de ideias. Nesse momento, além de consumir, eles também podem se envolver e criar conteúdos digitais.

Agora que você aprendeu algumas boas práticas para estimular seus alunos a estudarem melhor com o conteúdo digital, que tal conferir algumas possibilidades de materiais criativos? Conheça agora mesmo alguns formatos variados de conteúdo digital para entregar aos seus estudantes!