Soluções editoriais para formatos digitais

Soluções editoriais para formatos digitais

Imagem traz a foto de um homem utilizando um notebook para ilustrar as soluções editoriais para formatos digitais, representando o trabalho de alguém nesse processo.

Todo material educacional feito para a educação básica deve passar por uma criteriosa análise pedagógica. Na produção de livros e apostilas, por exemplo, existem muitas etapas com o objetivo de minimizar os erros. E quando a gente fala que são muitas etapas, acredite: um material didático pode passar por até 30 etapas para ficar pronto! Apesar de pensarmos na função do editorial apenas com materiais impressos, nesse artigo vamos te mostrar outras soluções editoriais que se ligam a inovações digitais para a educação.

O editorial tem a função de construir um material do zero, principalmente o conteúdo. Por isso, essa equipe conta com professores das disciplinas. Mas além do conteúdo, na parte gráfica, também existe uma preocupação visual, com as imagens e ilustrações, e com a diagramação. Sem contar na parte técnica que também deve ser avaliada em todas as soluções editoriais, como revisões ortográficas, checagem de plágio, etc.

Portanto, o editorial conta com um time de profissionais variados além dos professores, como editores, revisores, designers, etc. Quando falamos de materiais digitais, não podemos desconsiderar o mesmo cuidado pedagógico. Afinal, ainda que os alunos acessem esse conteúdo de uma forma diferente, ele ainda está ali para contribuir no ensino e aprendizagem.

Desse modo, conheça alguns formatos que passam pela construção e avaliação editorial.

Roteiros de fala

Os roteiros de fala são um formato que guiam outros. Eles podem ser usados em animações, whiteboards, podcasts, entre outros formatos que precisem de narração. Nesse caso, eles têm um papel fundamental na construção do conteúdo daquela peça digital. Afinal, é por nele que estarão dispostos:

  • os conteúdos que vão ser abordados;
  • as orientações para a narração;
  • os direcionamentos para as inserções visuais;
  • qual abordagem e linguagem serão utilizadas.

Portanto, os roteiros são como a base daquele material. Para garantir qualidade e minimizar os erros, passam por etapas como: briefing, roteirização, validação, revisão ortográfica e pedagógica.

Além disso, a construção dos roteiros deve estar muito alinhada com o formato. Essa avaliação técnica é fundamental para garantir que o formato flua bem. Existem aspectos voltados para animações e outros que se encaixam melhor em podcasts.

Portanto, essa solução editorial funciona como a base na qual todos os outros aspectos do material digital serão construídos.

Ebooks

Os e-books são outro exemplo de formato digital que também precisa de uma criteriosa construção e avaliação editorial. Afinal, eles também são livros, só que digitais! Mas diferente de um livro impresso, o e-book pode assumir muitas funções na jornada escolar. Por esse motivo, a etapa de briefing é essencial para que se possa compreender seu objetivo.

E, assim como um livro, ele também precisa passar por avaliações pedagógicas. Dentre as etapas envolvidas, podemos citar: validação, edição e revisão.

Destacamos também que os e-books podem conter aspectos que estimulam interatividade. Por exemplo, a adição de qr codes que direcionam o aluno ou professor para um outro material. Desse modo, construindo um processo de ensino e aprendizagem interligado e multimídia.

Roteiros de objetos interativos

Já falamos por aqui sobre a importância da interatividade no ensino. Os objetos interativos de aprendizagem são ferramentas que ajudam no engajamento dos alunos. No entanto, sua construção não é tão simples, visto que lida a disposição dos conteúdos não é passiva, mas conta com a interação do estudante.

Por esse motivo, esse formato também precisa de um cuidado pedagógico minucioso. Afinal, existem vários caminhos possíveis que esse aluno pode percorrer e, em todos eles, diferentes respostas às interações feitas.

As etapas de briefing, roteirização, validação, revisão ortográfica e pedagógica fazem parte desse processo de construção. Diferente do roteiro de fala, o formato exige que essas etapas avaliem as possibilidades que o estudante vai encontrar diante de cada tela, assim como, cada resposta que vai ser dada diante da interação.

Esses foram alguns exemplos de construções editoriais que perpassam também a produção de conteúdo digital. Além dessas, podemos citar a criação e curadoria de questões, produção de roteiros de estudos e sequências didáticas. Tem curiosidade de saber mais sobre soluções editoriais? Fala com a gente! Vamos te ajudar.

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"