Benefícios do licenciamento para Ensino Médio

Benefícios do licenciamento para Ensino Médio

Imagem traz a ilustração de pessoas ao redor de um notebook grande enquanto consomem conteúdos online. Ela foi usada para representar os benefícios do licenciamento para Ensino Médio.

Os últimos 3 anos escolares são marcados por uma intensidade diferente. O Ensino Médio é um segmento que marca a vida dos estudantes, principalmente por serem anos decisivos. Em relação ao conteúdo, essa fase também é intensa. Afinal, os conteúdos vistos no Ensino Fundamental são aprofundados, além de aparecerem novas temáticas mais complexas e interligadas. Por isso, o digital é um excelente suporte para a jornada educativa nessa fase. Nesse artigo, vamos discutir os benefícios do licenciamento para o Ensino Médio. Vem conferir!

Novo Ensino Médio

Quem já achava o Ensino Médio rico em conteúdos antes da reforma deve achar ainda mais com a proposta que começa a partir de 2022. Além dos conteúdos “regulares”, agora o Novo Ensino Médio também possui os itinerários formativos, conjunto de conteúdos que oferecem caminhos e possibilidades aos estudantes de acordo com seu projeto de vida.

Nessa nova dinâmica, o digital aparece como suporte e parte fundamental da construção dessa jornada. Afinal, até a própria reforma define que 20% da carga horária do segmento pode acontecer à distância. Desse modo, o que vemos pela frente é um Ensino Médio que não só poderá usar soluções digitais para ser inovador, mas que também precisará dessas soluções para garantir a melhor experiência dos alunos.

Mas no que apostar? Com tantos conteúdos e possibilidades, qual o caminho que sistemas de ensino e escolas devem seguir ao investirem no digital? Bom, existem várias alternativas. A construção de projetos próprios, os itinerários formativos, a preparação para o ENEM, a criação de uma base de conteúdos, etc. O digital pode ser útil de várias formas, mas particularmente nesse artigo vamos falar como o licenciamento para o Ensino Médio pode ser muito estratégico.

Por que ter uma base de conteúdos?

Como falamos acima, o Ensino Médio é um segmento extenso em conteúdo. Em 3 anos, os alunos passam por um intenso processo de aprendizagem a fim de se preparem para os vestibulares. Por esse motivo, a carga horária costuma ser extensa, além de não haver, muitas vezes, tempo para revisão.

Para os estudos em casa, que tem como objetivo a revisão e aprofundamento dos conteúdos vistos em sala, a base de conteúdos é muito benéfica para os alunos. Dessa maneira, eles terão ao seu dispor videoaulas que os ajudarão nessa jornada intensa do Ensino Médio.

Além disso, nessa fase, os estudantes já são mais autônomos para os estudos. Essa busca por conteúdo para além da sala de aula já acontece! A prova disso são os variados canais de educação em plataformas de vídeo. Portanto, uma base de conteúdo para seus estudantes também contribui na construção de sua autonomia da hora de estudar.

Desse modo, o licenciamento para Ensino Médio serve para alimentar essa base de conteúdos. A Desenrolado possui todo o Ensino Médio regular pronto para o licenciamento, abordando todos os conteúdos dessa fase. Isso significa 176 horas de conteúdo! Tudo preparado com qualidade pedagógica e pensando no engajamento dos estudantes.

Como os conteúdos regulares previstos neste segmento são “padrões”, você pode usar mais investimento de dinheiro, tempo e energia para pensar em soluções digitais do zero, enquanto os alunos já estão sendo assistidos com a base de conteúdos pronta.

Quanto mais preparados, melhor

Quando se trata de ENEM, não há muito segredo: quase sempre a solução para aprender está em praticar o que se aprende. Nada melhor para isso do que resolver questões. Mesmo com simulados e questões do próprio material didático, a procura pela resolução de questões é alta.

Por isso, contar com uma base de questões inéditas e curadas do ENEM é fundamental para dar mais possibilidade aos estudantes. A formulação e a curadoria dessas questões leva tempo que, muitas vezes, a equipe pedagógica da instituição de ensino não tem. Por esse motivo, uma das soluções é apostar no licenciamento.

Nosso licenciamento para o Ensino Médio, além de contar com videoaulas contemplando todos os conteúdos necessários, também conta com 900 questões inéditas e 2100 questões curadas do ENEM. Detalhe: todas as questões foram feitas alinhadas com os conteúdos das videoaulas.

Credibilidade

Além dos benefícios para os estudantes, a base de conteúdo com videoaulas e questões também aumentam a credibilidade da instituição, seja na hora de falar com as escolas, seja na hora de se comunicar com os pais. Afinal, em tempo onde tudo envolve o digital, apresentar soluções que contemplam esse novo momento da educação é essencial.

Já pensou comunicar que sua escola ou sistema de ensino possui mais 170 horas em conteúdo? Possuir conteúdo digital disponível é um excelente argumento na hora de falar mais da credibilidade da instituição.

Mas por que o licenciamento para o Ensino Médio?

De fato, existem muitos outros conteúdos e/ou etapas do ensino que podem ter conteúdos licenciados. No entanto, o Ensino Médio, como falamos acima, é uma etapa crucial para estudantes e escolas.

Adquirindo conteúdo licenciado para disponibilizar, as instituições de ensino conseguem lidar com a quantidade de conteúdo que precisa ser dado; os estudantes são atendidos na sua necessidade e incentivados na sua autonomia; oferece-se o básico do conteúdo digital, tão necessário nesses novos tempos da educação.

Ficou interessado no licenciamento para Ensino Médio? Entre em contato e vamos te ajudar!

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"