Plataformas whitelabel na educação: como funcionam?

Plataformas whitelabel na educação: como funcionam?

A imagem traz a ilustração de um computador com vários elementos ao redor para simbolizar a utilização de plataformas whitelabel na educação.

Você já ouviu falar no modelo de negócio whitelabel? Ele consiste na prática de empresas adquirirem produtos ou serviços de outras empresas e poderem vender estas soluções como suas. A tradução literal de “whitelabel” é “etiqueta branca” e remete justamente a essa possibilidade de poder personalizar aquele produto da maneira como você deseja para vendê-lo com a cara do seu negócio. As plataformas repetem essa mesma lógica, e nesse artigo, vamos conversar mais sobre como funcionam as plataformas whitelabels na educação.

O que é whitelabel?

Como falamos acima, esse modelo de negócio é caracterizado pela compra de soluções feitas por outras empresas, mas que são feitas para serem revendidas com a marca e as especificidades da empresa que as adquire.

Um exemplo que você pode já ter visto são produtos de supermercado que carregam a marca do próprio supermercado. Provavelmente, aquele produto não foi fabricado pelo mercantil, mas foi comprado para ser revendido como sendo. Por isso, a embalagem pode ser personalizada com sua marca.

Diferente do modelo de franquia, o whitelabel permite mais personalização. No primeiro caso, existe uma marca já estabelecida, onde você só poderá replicar o padrão dela. Na franquia, não é possível alterar processos, produtos ou precificação. Um exemplo bem conhecido são as franquias de fast-food. Já no whitelabel, você pode adicionar sua marca, além de adaptar aquele produto de acordo com seu mercado e seus objetivos.

Quando o mercado digital cresceu e se estabeleceu, a lógica do whitelabel ganhou sua versão digital. Vamos ver uma de suas facetas com o licenciamento de plataforma!

Plataforma whitelabel e o licenciamento de plataforma

Nos últimos anos muitos negócios cresceram na internet, concorda? Nesse contexto, muitas empresas, sejam grandes ou pequenas, começaram a ter a necessidade de ter seu próprio espaço no ambiente virtual. No entanto, não é nada barato investir em softwares e no desenvolvimento de plataformas. Por isso, mesmo com muito conteúdo para disponibilizar para seu público, muitas marcas podem ter dificuldades para ter “um ambiente virtual para chamar de seu”.

E é a partir dessa necessidade que surgem as plataformas whitelabel. As plataformas são vendidas pelas empresas que desenvolvem o software e toda a parte de desenvolvimento. Desse modo, a organização que adquire pode adicionar seu conteúdo dentro da plataforma e personalizá-la do seu jeito. Para o usuário, a plataforma aparentará como um site da empresa que compra a solução, sem referências a outra organização.

Os benefícios desse modelo são muitos:

  • Economia: tanto para desenvolver quanto para manutenção, você economiza tempo e dinheiro para investir em outras soluções da sua marca;
  • Autonomia: muitos empreendedores podem apenas manter um negócio nas redes sociais, mas ficam reféns das mudanças de algoritmos e outras regras. Com sua própria plataforma, você faz as regras;
  • Personalização: tudo fica a cara da sua marca!

Nesse sentido, plataformas whitelabel podem ser adquiridas de diferentes formas, tudo depende da empresa que criou. Quando se adquire por meio de recorrência, chamamos de “licenciamento de plataforma”. Ou seja, é como se você pagasse um “aluguel” por aquele software. Normalmente, mediado por um contrato, o licenciamento define tudo o que você tem direito de fazer, o tempo de duração, assim como, as responsabilidades de manutenção da empresa que oferece a solução.

No campo da educação, com o crescimento da necessidade de ofertar conteúdo digital, plataformas whitelabel tornaram-se a saída para as instituições que não possuem tecnologia.

Plataformas whitelabel na educação

A necessidade de ofertar conteúdo digital para alunos e professores tornou-se cada vez maior ao longo dos anos. Porém, um obstáculo que algumas instituições encontram é justamente a falta de um local para adicionar esse conteúdo. O desenvolvimento de plataformas e softwares ainda é um investimento de grandes empresas educacionais, portanto, plataformas whitelabel surgiram como uma solução para esse problema.

Além disso, o setor educacional ganha ainda outro trunfo: além do licenciamento de plataforma, existem soluções que oferecem conjuntamente o licenciamento de conteúdos prontos. Ou seja, além do espaço, é possível adquirir o produto em si.

Essa prática tem se tornado comum em dois sentidos:

  • Instituições de ensino que desejam ofertar conteúdo digital para seus alunos, mas não tem como investir nem na produção de conteúdo nem na plataforma;
  • Empresas – não necessariamente educacionais – que desejam ofertar a educação como um benefício em pacotes de serviço.

Nesse caso, o benefício desse modelo mais completo duplica! Além de ter uma plataforma com seu nome e sua marca, ainda é possível ter conteúdos diversos com seu nome e sua marca.

A Desenrolado possui essa solução completa para você e sua empresa, seja ela uma instituição de ensino ou não. Uma plataforma whitelabel com todo o conteúdo do Ensino Médio (videoaulas e questões) pronto para ser personalizado com sua marca e oferecido ao seu público.

Quer conversar mais sobre? Entre em contato com a gente! Espero que esse texto tenha te ajudado a entender mais sobre as plataformas whitelabel na educação. Até a próxima!

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"