Onde fica o conteúdo digital nas modalidades de ensino?

Onde fica o conteúdo digital nas modalidades de ensino?

Você conhece quais são as três principais modalidades de ensino? Entenda quais são elas e veja como o conteúdo digital é inserido em cada um delas!

Você conhece quais são as diferenças entre os três principais formatos de ensino: presencial, a distância e híbrido? Além disso, sabe como utilizar o conteúdo digital para favorecer o gosto pelo aprendizado?

Vamos analisar: principalmente com o advento da pandemia, diversas instituições de ensino precisaram repensar sobre o seu modelo de ensino. Afinal, vivenciamos um período de isolamento social.

Por isso, vale a pena conhecer e entender um pouco mais sobre essas três modalidades de ensino, além de compreender como o conteúdo digital pode ser utilizado em cada uma delas. Dessa forma, você tem ideias interessantes para implementar escolas parceiras. Vamos lá? Continue a leitura e aprenda mais!

Entenda o que é e como funciona o ensino presencial

O ensino presencial é uma das modalidades de ensino que estamos mais acostumados. Nele, todo o ensino é realizado de forma presencial (como o nome sugere). Assim, tanto o professor quanto os alunos estão presentes, fisicamente, no mesmo ambiente durante o período da aula.

Sendo assim, existe um determinado turno (manhã, tarde ou noite) em que os alunos e professores precisam respeitar um horário fixo. Dessa maneira, todas as aulas, as atividades e também as avaliações são realizadas de forma presencial — na sala ou em algum laboratório.

Portanto, o professor tem contato direto com o aluno durante todo o período e a frequência é contabilizada — é preciso ter, pelo menos, 75% de frequência.

Nesse aspecto, a troca de informações e discussões pelos professores e alunos é muito rica. Afinal, essa interação é muito importante para ter a certeza de que todos os alunos compreenderam todas as matérias. Veja outras vantagens do ensino presencial:

  • promove o networking;
  • desenvolve habilidades socioemocionais;
  • estabelece um contato social próximo; e
  • esclarece todas as dúvidas dos alunos em tempo real.

Como desvantagens, podemos citar o preço (que costuma ser mais alto que os outros formatos de ensino), os horários são sempre fixos (então, não há a possibilidade de realizar outra atividade durante o período da aula) e há também o investimento com o deslocamento até a instituição de ensino.

Como o conteúdo digital é utilizado no ensino presencial

Mesmo que o ensino seja presencial, os professores e os alunos podem desfrutar de ótimos conteúdos digitais. Afinal, estamos na era da tecnologia, portanto, é interessante mesclar os conteúdos aprendidos nos livros físicos com o digital.

Isso torna o ensino mais dinâmico, engaja a participação e interação do aluno e mostra às escolas a oportunidade de modernizar-se, oferecendo ferramentas atuais aos estudantes.

Sendo assim, é preciso acompanhar as evoluções tecnológicas e inserir, no dia a dia, materiais ricos, personalizados e que atendam às principais necessidades metodológicas da escola.

O conteúdo digital pode estar presente em várias fases do processo de ensino-aprendizagem presencial. No momento inicial, pode ser uma ferramenta usada para despertar a curiosidade do estudante, por exemplo. O professor pode utilizar, por meio instrumentos de multimídia, um vídeo que aborde a temática inicial. Além disso, existem formatos específicos que podem trabalhar o processo de revisão de uma matéria, por exemplo.

Tudo isso pode ser feito pelos professores independente da escola possuir esse tipo de material digital. Afinal, estamos vivendo na era de consumo audiovisual e conteúdos assim podem ser achados em plataformas, como Youtube. No entanto, oferecer às instituições de ensino um material completo que já siga todos os padrões do material didático é uma opção que amplia e qualifica o contato do estudante com seu aprendizado.

Saiba o que é e como funciona o ensino a distância

O ensino a distância (EAD) é uma modalidade em que o aluno pode assistir as aulas quando e onde quiser. Para isso, é preciso estar conectado à internet por algum dispositivo (computador, notebook, tablet ou smartphone). Portanto, ele é ideal para quem precisa de mais flexibilidade nos horários.

Dessa maneira, as aulas são gravadas e o aluno assiste quando quiser, podendo interagir por meio das plataformas on-line de comunicação. Assim, ele promove mais autonomia para o aluno e costuma ter um valor inferior quando comparado com o ensino presencial. Além disso, ele:

  • traz mais economia de tempo;
  • proporciona mais conforto para o aluno;
  • promove um ensino dinâmico e interativo;
  • evita que o aluno invista em deslocamento; e
  • garante diversas possibilidades de cursos.

Vale ressaltar que, para isso, é sempre necessário conferir se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

No entanto, normalmente com o ensino a distância há a falta da interação social, pouca cobrança dos professores e a dificuldade de compartilhar as responsabilidades e a troca de informações com os colegas.

Das modalidades de ensino, precisamos reforçar que o ensino EAD é válido mais para cursos gerais e de idiomas, graduação e pós-graduação. Na educação básica o EAD ainda não é permitido — apesar de estarmos vivenciando o ensino remoto na educação, em virtude da pandemia do coronavírus, que não é a mesma coisa.

Portanto, saiba que a legislação não permite as aulas EAD (pelo menos não a carga horária total) para a educação infantil (do 1º ao 9º ano), tampouco, para o ensino fundamental.

Já no Ensino Médio, com o Novo Ensino Médio, a lei permite que até 20% da carga horária do E.M. regular seja à distância, assim como permite que até 30% da carga horária do E.M. noturno também seja. O Ministério da Educação orienta que os conteúdos abordados nessa modalidade sejam relacionados aos Itinerários Formativos, mas não é obrigatório.

Como o conteúdo digital é utilizado no ensino a distância

Nesse formato de ensino, o aluno e o professor já estão submersos no ambiente digital. Por isso, o conteúdo já é mais dinâmico e interativo. No entanto, para que o aluno se mantenha sempre conectado e engajado com o estudo, é preciso investir em diversos recursos.

Afinal, se você apenas gravar uma videoaula falando o tempo inteiro, certamente isso cansará o aluno e fará com que ele fique entediado, concorda? Por isso, é muito importante investir em diversos formatos de conteúdo, como podcast, animações em vetores, whiteboard, chat animado e audiolivro.

Veja o que é e como funciona o ensino híbrido

O ensino híbrido é uma alternativa interessante para mesclar o formato presencial com o EAD. Dessa maneira, ele combina o uso das tecnologias digitais com as interações presenciais. Em resumo, ele funciona como uma mistura das duas últimas modalidades de ensino.

Portanto, ele é uma opção para enriquecer as práticas pedagógicas da sua instituição de ensino. Assim, algumas disciplinas são realizadas de forma presencial e outras, a distância.

A técnica surgiu nos Estados Unidos pelo Instituto Clayton Christensen. Para a diretora Julia Freeland Fisher, “o ensino híbrido é o futuro da educação”. Afinal, é muito importante fazer o uso das tecnologias digitais para promover o ensino.

O MEC publicou, em dezembro de 2018, a Portaria nº 1.428, que amplia a carga horária das aulas a distância em cursos presenciais de graduação — impulsionando o ensino híbrido no Brasil —. No entanto, na educação básica ele ainda é uma tendência.

Como o conteúdo digital é utilizado no ensino híbrido

O ensino híbrido tem sido levado como uma opção diante da retomada gradual das aulas presenciais, visto que, ele pode contribuir para que aglomerações nas escolas sejam evitadas nesse momento.

O grande desafio do momento é saber como ajustar essa modalidade para que os estudantes não saiam prejudicados. Sendo assim, o conteúdo digital pode ser um grande aliado, já que possibilita variados formatos de ensino e estudo.

Um exemplo disso são as sequências didáticas à distância, que servem para guiar o estudante em um momento de ensino assíncrono. Nela, o aluno passa pelas fases que passaria na modalidade presencial através de roteiros.

Nos roteiros, os estudantes são levados a uma curadoria de conteúdos digitais que são pensados de acordo com a etapa de aprendizagem em que ele está. Aliado a momentos de aula síncrona, podem potencializar ainda mais a autonomia estudantil, desenvolvendo seu protagonismo nos seus estudos.

É muito importante personalizar o ensino com diferentes recursos didáticos, trazendo sempre inovações para a escola, concorda? Por isso, independente das modalidades de ensino, o uso das tecnologias é essencial.

E aí? Você gostou das ideias que trouxemos neste conteúdo? Que tal conhecer alguns formatos interessantes de conteúdo digital para implementar no seu material didático? Conheça algumas novidades superinteressantes conhecendo o nosso portfólio completo agora mesmo!