Por que escolher o formato whiteboard?

Por que escolher o formato whiteboard?

Existem variados formatos que podem prender a atenção do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Cada um deles cumpre seu objetivo em diferentes momentos, como já falamos por aqui. É necessário entender tanto qual é o propósito que objeto digital de aprendizagem precisa atingir, quanto quais as principais características do formato escolhido. Nesse artigo, vamos falar sobre o formato whiteboard, também conhecido como “desenho no quadro branco”.

Dentro das animações, existem diferentes tipos. Apesar de todos serem animações, cada um possui suas particularidades que fazem toda diferença na captação das informações por quem assiste. Em um vídeo de educação, esse fator torna-se ainda mais relevante. Afinal, estamos falando da aprendizagem dos alunos. É fundamental saber responder a pergunta: por que escolher um whiteboard para seus estudantes?

O que são whiteboards?

Whiteboard é um tipo de animação. Ela se caracteriza por um quadro branco, onde, ao longo da narrativa, vão se construindo desenhos que explicam uma história. Esse formato também é conhecido como “draw my life”, “speed draw” e, até mesmo, “vídeo com a mãozinha”. Isso porque, as ilustrações que aparecem no quadro branco são feitas por uma mão que aparece ao longo do vídeo.

Um dos principais objetivos desse formato é aproximar a mensagem de quem assiste. Ele faz isso através da narração que ocorre ao mesmo tempo do desenho, tornando as informações passadas mais didáticas possíveis. Você se lembra do ditado: “mais fácil que isso, só desenhando”? É exatamente isso que esse tipo de animação faz: desenha o conteúdo.

Aqui, há um exemplo de whiteboard, mostrando a mão desenhando o conteúdo.

Quais os ganhos do ensino ao utilizar whiteboards?

Você sabia que cerca de 90% de informações que nosso cérebro capta é visual? Além disso, nós processamos imagens até 60 mil vezes mais rápido do que textos. E é nessa característica totalmente humana que o whiteboard pode ampliar a aprendizagem. Afinal, o “vídeo com a mãozinha” capta atenção por dois principais aspectos: didática e visual interessante.

Como citado acima, a mensagem que precisa ser passada é literalmente desenhada. Portanto, ao pensar em conteúdos complexos, esse formato pode ser uma maneira prática de potencializar o entendimento dos estudantes. Que fique evidente: não existe whiteboard sem didática. Os vídeos precisam ser explicativos.

Além disso, há um ponto de contato muito interessante entre esse formato e os estudantes. Afinal, como eles aprendem em sala de aula? Com um professor que, muito provavelmente, utiliza da lousa para expor os conteúdos, certo? O quadro branco do whiteboard imita justamente esse espaço onde se coloca informações importantes, mas com um plus: tudo é visualmente mais interessante. Ilustrações, fotos, palavras, esquemas, e vários outros elementos podem estar presentes. Sem contar que, todos esses fatores juntos, contribuem bastante para o entendimento, pois mostram a construção do raciocínio para o conteúdo abordado.

Para potencializar o uso do whiteboard

Se você chegou até aqui e decidiu que esse é o formato que mais se encaixa para a necessidade dos estudantes, confira algumas dicas nossas que podem ajudar no uso.

A primeira é sobre linguagem. Se o objetivo é ser o mais didático possível, a linguagem que o acompanha deve ser da mesma forma. Portanto, apostar em um tom mais leve é fundamental para casar com a estética do vídeo. Isso vai captar ainda mais a atenção do estudante.

Além disso, é fundamental que o whiteboard seja objetivo. A construção da narrativa não deve ser prolixa. Afinal, engajar o estudante significa fazer com que cada desenho colocado faça sentido e não seja cansativo. O formato do vídeo já é didático. Portanto, não é necessário colocar informações que não precisam estar ali.

Agora, se você ainda não estar convencido ou convencida sobre formato, até a ciência já falou sobre ele: “o aspecto metafórico das animações do quadro branco, associados à vantagem de exibir o histórico visual completo em uma tela, fornece um formato de mensagem mais adequado para a retenção da memória a longo prazo.”

Se você deseja colocar o whiteboard como uma das soluções do seu material didático, mas ainda têm dúvidas: entre em contato! Vamos ficar feliz em te ajudar a saber mais sobre o “vídeo com a mãozinha”.

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"