Educação: principais tendências para os próximos anos

Educação: principais tendências para os próximos anos

Três crianças estão sentadas em uma mesa estudando. Elas estão com diferentes ferramentas de aprendizagem, entre elas livros e tablets. A diversidade de formas de aprender é uma das tendências para a educação do futuro.

A tecnologia surgiu para otimizar a rotina de todas as pessoas. No mundo da educação, isso não é diferente! Por meio dela é possível ter um ensino rico, robusto, qualificado, personalizado e muito atrativo.

Por isso, se você trabalha na área educacional, precisa estar sempre de olho nas novidades e tendências desse setor para trazer inovações criativas para os seus alunos e professores. Vamos conferir algumas delas?

Educação autodidata

A educação autodidata (quando a pessoa é capacitada em aprender algo sem a necessidade de um professor ministrando as aulas) é uma das mais fortes tendências na educação do futuro. De acordo com uma pesquisa realizada pela The Global Learner Survey, a mentalidade “do it yourself” (DIY), ou “faça você mesmo”, está reformulando a educação.

As pessoas estão em contato com um mundo de informações na palma da sua mão. O acesso à tecnologia possibilita uma infinidade de recursos que muitas vezes a escola (ou a instituição de ensino) não consegue oferecer. Então, saiba que o aprendizado por autoatendimento estará cada vez mais presente.

Educação digital

Ainda de acordo com a pesquisa, infelizmente, as pessoas não estão mais com tanta confiança nas instituições de ensino. 67% delas consideram que a educação está sendo falha ou não está funcionando conforme deveria.

Por isso, outra tendência apresentada foi que os estudantes esperam que o aprendizado virtual e digital seja cada vez mais natural para os próximos anos.

A tecnologia está presente em vários âmbitos da sociedade, então, isso não poderia ser diferente com a educação. Além disso, quando as pessoas utilizam a inteligência artificial (IA) e outros dispositivos inteligentes, conseguem se envolver de formas diferentes com a aprendizagem.

Educação personalizada

De acordo com a pesquisa World Innovation Summitt for Education (Wise), até 2030 a maior parte do ensino no mundo será personalizada. Portanto, o número de as aulas presenciais irá diminuir, abrindo espaço para o universo online. Por isso, os tablets, computadores e outros dispositivos estarão cada vez mais presentes na vida dos estudantes e também dos professores.

Ainda de acordo com o estudo, as escolas utilizarão plataformas online, no entanto, ainda terão espaços para interações sociais. 73% dos especialistas entrevistados consideram que o professor será um tutor na sala de aula (ao invés de ser a principal fonte de conhecimento). Assim, ele terá como missão ajudar o aluno a alcançar o seu próprio conhecimento.

Redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais populares e elas não poderiam ficar de fora quando o assunto é educação.

Elas serão utilizadas para melhorar a comunicação do aluno com a instituição de ensino. Para isso, serão utilizadas as redes mais populares e também aplicativos específicos como uma nova maneira de ensinar e trocar conhecimento. Aliás, esse troca de conhecimento já acontece entre estudantes e tem se fortalecido, cada vez mais, com os chamados “studygrams”. São grupos de alunos e alunas que compartilham em contas específicas só de estudo, dicas, resumos e conteúdos para ajudar outros colegas na hora de estudar.

Disciplinas de livre escolha

Outra tendência interessante para a educação do futuro são as disciplinas de livre escolha. Isso significa que o aluno pode modificar o seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, ele ou ela vai escolher matérias que mais tenha interesse em aprender. Conteúdos que já sabe ou que não se tornará relevante para o seu universo, serão descartados.

Inclusive, já existem diversas escolas e instituições de ensino que abriram em suas grades algumas disciplinas eletivas na programação, inserindo matérias que ajudem o estudante a desenvolver melhor a sua carreira.

A flexibilização curricular é importante para trazer discussões que façam parte da rotina do estudante ou que ele tenha interesse em aprender. Dessa forma, há a possibilidade de adaptar o ensino às necessidades de cada aluno — o que também pode ser visto como algo inclusivo e democrático.

Gamificação

Dificilmente encontramos uma pessoa que não é fã (ou já foi) de algum jogo específico, não é mesmo? Por isso, saiba que a gamificação também estará cada vez mais presente nas escolas.

Os jogos ajudam a estimular o aprendizado, contando com recursos interativos que desenvolvem a criatividade e o raciocínio. Além do mais, é uma ótima alternativa para estimular a participação dos alunos na sala de aula.

Diversas empresas de games já criam jogos personalizados para a realidade das escolas. Afinal, é um recurso interessante para estimular a sociabilização, fixar o conhecimento e fazer com que o aluno “pense fora da caixa”.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também será muito utilizada na educação. Ela permite criar ambientes personalizados de ensino, utilizando plataformas mais criativas e contribuindo de uma forma positiva para a jornada de desenvolvimento do aluno.

Esse recurso possibilita que os dados do estudante sejam mapeados e ele pode avaliar um relatório completo sobre o seu desempenho. Dessa maneira, ao analisar as estatísticas, fica mais fácil identificar o seu padrão de acertos e também de erros.

Assim, além de acompanhar a evolução do seu aprendizado, o aluno tem a oportunidade de focar mais nos assuntos e materiais que têm mais dificuldade.

Vídeos

De acordo com o relatório da McKinsey, o YouTube é uma das principais ferramentas de educação no Brasil. Isso significa que sempre que uma pessoa tem alguma dúvida sobre qualquer assunto, procura estudá-lo por meio de vídeos na plataforma.

O relatório também destaca que existem diversos professores brasileiros que fazem sucesso por lá (tais como Noslen Bordes, Débora Aladim e Ferretto Matemática). Por isso, saiba que os vídeos são uma excelente fonte de investimento para promover o aprendizado.

Estar de olho nas principais tendências da educação no futuro é uma ótima alternativa para melhorar a qualidade de ensino nas escolas e acompanhar todas as mudanças. Por isso, neste post, apresentamos algumas frentes que você pode investir para garantir uma educação cada vez mais próxima da realidade dos estudantes.

Então, agora que você viu as principais tendências para a educação, que tal conferir as nossas soluções?