Educação digital: como o YouTube impactou a forma de aprender?

Educação digital: como o YouTube impactou a forma de aprender?

Menina aprende estudando através de um tablet e com fones de ouvido. As tecnologias tornaram mais fácil a propagação da educação digital.

Você sabia que, de acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo? É isso mesmo! Ele fica atrás apenas do Google (que, inclusive, é proprietário da plataforma!). Para você ter uma ideia, 500 horas de vídeo por minuto são carregadas nessa mídia social. Por isso, podemos concluir que ele é um grande propagador da educação digital, afinal, as pessoas podem acessar diversos tutoriais dos mais variados conteúdos.

Sendo assim, se você quer produzir e impactar alunos pelo seu conteúdo, investir em vídeo pode tornar seus conteúdos mais completos e atrativos. Vamos compreender mais sobre essa temática avaliando alguns dados interessantes? Continue conosco!

O consumo de vídeos on-line já ultrapassa o da televisão

De acordo com uma pesquisa realizada pelo YouTube, o consumo de vídeos on-line já é muito mais alto do que a televisão. Em apenas 5 anos houve o crescimento de 165% do consumo de vídeos, contra apenas 25% da televisão.

Esses dados demonstram o quanto conteúdos personalizados têm sido os preferidos em consumo. Na televisão, você não tem a opção de escolher o que assistir, a não ser por uma grade de programação previamente feita. Na plataforma, você consome o tipo de conteúdo que te interessar, bastando, para isso, pesquisar. O fato de poder assistir o que realmente lhe interessa naquele momento, aumenta a capacidade de envolvimento com aquele conteúdo. 

Esse é o grande trunfo do vídeo: quando o aluno clica no play, ele realmente quer ver aquilo, prendendo com mais facilidade a sua atenção. Por isso, que esse formato é uma grande aposta para tornar os materiais didáticos mais diversos.  

O brasileiro passa em média 4h30min por dia assistindo vídeos

O YouTube está cada dia mais presente na vida dos brasileiros. Para você ter uma ideia, há o consumo médio de 4h30min assistindo vídeos. Aqui, podemos notar que é um tempo quase superior ao passado em uma sala de aula, certo?

Além disso, a plataforma permite que os usuários curtam, comentem, compartilhem e se inscrevam nos seus canais preferidos, fazendo com que ela se torne cada vez mais popular.

Educação digital: 79% das pessoas preferem assistir a tutoriais do que ler instruções escritas

Outro dado importante que precisamos avaliar é que 79% das pessoas não gostam de ler instruções escritas. Afinal, tudo fica muito fácil e didático ao assistir um tutorial no YouTube. Dessa forma, mais do que um simples site de vídeo, a plataforma é considerada também uma fonte rica de informação. Desde receitas de bolo a conteúdos de matemática: a maior plataforma de vídeos do mundo tornou-se referência na busca por conteúdos. 

O YouTube está presente em mais de 90 países

O YouTube já suporta 80 idiomas e está presente em mais de 90 países, contendo 1,9 bilhões de usuários ativos mensalmente. Ou seja, pelo menos um terço das pessoas que utilizam a internet estão presentes nessa rede social. Além disso, a maior parte dos usuários são pessoas de 25 a 44 anos de idade.

O segredo de tanto sucesso é que o YouTube percebeu que as pessoas assistem vídeos para aprender novos conceitos e tirar suas dúvidas sobre determinados assuntos, criar conexões com usuários do mesmo interesse, gerar um entretenimento inteligente e ainda reforçar uma identidade — descobrindo o que a pessoa gosta ou não.

O gigante YouTube está revolucionando a forma de estudar, promovendo ainda mais a educação digital. Afinal, ele permite que o aluno tire as suas dúvidas com apenas alguns cliques, além de apresentar uma infinidade de canais com diversos segmentos.

E aí? Gostou de aprender mais sobre como o YouTube impactou a educação digital, mostrando uma nova forma de estudar? Falando nisso, que tal conhecer agora mesmo o nosso portfólio de vídeos para se inspirar?