Coronavírus: ferramentas digitais para o ensino à distância

Coronavírus: ferramentas digitais para o ensino à distância

Garota tem educação à distância. Ela está sentada em uma mesa com um notebook aberto, enquanto faz anotações no caderno.

Segundo a Unesco, metade dos estudantes estão em casa devido a pandemia com o novo Coronavírus. Isso significa mais de 850 milhões de crianças e jovens estão sem aulas presenciais. A Educação vai parar? Graças ao conteúdo digital e as ferramentas existentes, não! Afinal, muitas escolas, sistemas de ensino, editoras e até governos estão apostando na educação à distância para dar continuidade na grade curricular.

Sabemos, que, esse tipo de modalidade exige uma boa preparação de professores, gestores, alunos e até mesmo de quem produziu o material didático. Por isso, separamos dicas de conteúdo e ferramentas que podem ser utilizados na hora de pensar a educação digital. 

VIDEOAULA

Uma primeira solução para que os estudantes não fiquem sem aula é o vídeo. Essa ferramenta pode ser utilizada de várias formas: desde a sua produção até o uso daquelas já existem. Nossa primeira dica é que você confira com o Sistema de Ensino ou Editora que fornece o material didático da escola se eles possuem algum conteúdo digital disponível para ser usado. Caso não, você tem outras opções.

Sabe o Youtube? É a vez dele! Na plataforma, há milhares de videoaulas gravadas por outros professores que produzem conteúdo online e de graça, fazendo o ensino à distância acontecer. Separe os vídeos que dizem respeito ao assunto que você estaria tratando em sala de aula. Nesse caso, você pode até escolher formatos diferentes, não só aquele que o professor está com a lousa atrás. Você pode encontrar animações, vlogs, entre outros tipos.

Além disso, o Desenrolado criou um canal no Youtube com videoaulas que produzimos a anos atrás. O objetivo é ajudar quem ainda não possui conteúdo digital para oferecer às escola e aos professores. Entre os formatos, há tanto vídeos teóricos (que explicam um assunto), quanto vídeos de resolução de questões. 

Se procurar vídeos não for funcional para você, há ainda outra opção: gravar a videoaula! Para muitos professores, essa pode ser uma realidade distante, mas não se preocupe: também separamos dicas de como fazer isso. No contexto atual, não é hora se preocupar com a melhor produção, mas com um conteúdo que seja efetivo para milhares de estudantes. 

GERENCIAR CONTEÚDO NO ENSINO À DISTÂNCIA

No contexto de aulas presenciais, atividades e avaliações fazem parte da rotina, certo? Na Educação à distância, isso não é diferente. Mas como gerenciar essas entregas de longe? Existem algumas ferramentas que vão ajudar nisso! Separamos algumas.

  • Google Classroom: também conhecido como Google Sala de Aula, funciona como salas de aula virtuais. Lá, você pode criar várias e adicionar alunos por e-mail. Além disso, o mural do aplicativo funciona como o lugar para trocar informações, responder alunos ou professores, enviar as atividades solicitadas e colocar nota das avaliações. Para usar a ferramenta, basta ter uma conta no Google e baixar o aplicativo (disponível tanto para Android como para IOS).  
  • E-mail: sim! Por mais simples que pareça, o e-mail pode ser uma maneira de gerenciar conteúdo. Para isso, é preciso que haja acordo de prazo entre as partes envolvidas (alunos, professores e gestores). Vocês podem utilizar o Google Agenda para isso acontecer de maneira mais intuitiva possível. 
  • Google Drive: ao criar uma pasta, você pode compartilhar o link com os alunos ou professores. Acordando os prazos, atividades, avaliações e notas podem ser subidas para a pasta que todos têm acesso.

OUTRAS FERRAMENTAS

Pensar no aprendizado de crianças no ensino à distância, por exemplo, é um desafio. Portanto, transformar o conteúdo em jogos é uma maneira criativa de prender a atenção deles. O Ludo Educativo é uma plataforma que oferece gratuitamente jogos educativos que misturam a gamificação com aprendizagens específicas e matérias da sala de aula. Afinal, tem maneira mais legal de aprender do que fazendo aquilo que a gente gosta? Por isso os games são uma ótima opção com os mais novos. 

Outra ferramenta que pode te ajudar é a Escola Digital. O site é um repositório de objetos digitais de aprendizagem e de planos de aula da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nela, você tem acesso gratuito a diversos recursos, como jogos, vídeos, infográficos, entre outros formatos de aprendizagem. Na plataforma, você ainda pode filtrar por faixa etária, anos e modalidades, tipo de mídia, disciplina, etc. 

Agora que você já conhece algumas ferramentas digitais para usar no ensino à distância, compartilhe com sua escola, professores e alunos quais delas vão ser utilizadas. Até a próxima!

 

Imagem com foto de quem escreveu o texto. Ao lado da foto, acompanha os dizeres "Beatriz Nunes - Supervisora de Marketing"