Já teve a sensação de rolar todo o feed da sua rede social e, ao final, não lembrar nem de 70% das coisas que viu? A forma como estamos lendo tem mudado à medida que temos uma oferta muito grande de informações. Segundo levantamento feito pela empresa de tecnologia DNPontocom, 7 em cada 10 brasileiros da Geração Z lêem apenas os títulos das notícias. Ao criar o material didático que atende esses mesmos jovens, muitos se perguntam: como incentivar a leitura para quem já nasceu no mundo online?
Atualmente, existem muitas ofertas digitais com conteúdos ricos e de qualidade que fazem parte do dia a dia de escolas e instituições de ensino. Vamos aprender mais sobre esse assunto e conferir se é melhor investir em livros ou em algum conteúdo digital para favorecer o conhecimento? Continue conosco!
Os alunos estão cada vez mais conectados e você precisa aprender a fisgá-los
Primeiramente, vale ressaltar que não estamos falando que você não pode utilizar materiais impressos, tampouco que os digitais têm mais qualidade. Mas sim, estamos apresentando novas ideias para apresentar os conteúdos para os alunos. Afinal, eles estão sempre conectados e você precisa criar alternativas para despertar o seu interesse.
Se você tem, por exemplo, um livro impresso muito interessante que é importante que todos os alunos leiam, entenda melhor os hábitos de leitura do seu público para aperfeiçoar os seus materiais.
Afinal, dificilmente encontramos uma pessoa que não está, em grande parte do dia, olhando o seu celular. Assim, se você pensar em maneiras criativas e personalizadas para modernizar os impressos, os alunos terão muito mais prazer em aprender.
É necessário incentivar a leitura de uma forma criativa
É sempre interessante investir em estratégias para incentivar a leitura que envolvam o digital. Afinal, é um ambiente que eles já estão familiarizados. Por exemplo, os debates online são ótimas estratégias para que o aluno leia o material que foi preparado. Assim, é uma forma de fazer com que ele se envolva com o conteúdo.
Outra ideia interessante é colocar o digital dentro do impresso. Como? Utilizando ferramentas como QR Code! Você pode complementar o conteúdo que está presente no livro com soluções digitais, que o aluno tem acesso através do próprio celular. Assim, é uma forma inteligente para estimular a leitura do material, pois leva o estudante a explorar outras formas de aprender.
Imagine ter textos sobre a Revolução Francesa em um livro de História. Você pode trazê-los no tamanho (número de caracteres) mais atrativo para o aluno. Dentro do mesmo livro, ter um QR Code, que leva a uma animação com riqueza de detalhes sobre o conteúdo abordado. Basta o aluno colocar na câmera, que vai ter acesso ao vídeo. Isso vai estimular uma maneira ainda mais criativa de aprender.
Foque sempre na diversidade de conteúdos para conquistar ótimos resultados
Os livros e revistas digitais são ótimos no mundo escolar. Além disso, existem outras diversas soluções que promovem o seu conteúdo.
Por exemplo, o audiolivro: nele são feitas narrações dos materiais didáticos mais importantes, realizados por professores e/ou narradores. Dessa maneira, a informação se torna muito mais acessível, afinal, o aluno pode ouvi-lo e estudá-lo quando estiver no ônibus ou fazendo outras atividades. Sendo assim, o audiolivro é um formato que se adapta facilmente à rotina do aluno.
Se você tem dúvidas se é melhor criar um material didático em livro ou trazê-lo para o universo digital, saiba que o aluno adora estar sempre conectado. Ao investir em leituras que podem ser realizadas pelo celular, você tem mais chances de promover o conhecimento de uma forma criativa, rápida e eficaz.
Você gostou de aprender mais sobre como incentivar a leitura da geração digital? Se sim, aproveite para conhecer o audiolivro agora mesmo!