Você já pensou em utilizar o QR Code no material didático das escolas? Entenda o que é e veja quais são os benefícios dessa técnica!
Podemos notar que, com a pandemia do COVID-19, diversas pessoas apostaram no poder das lives para tornar a sua marca mais conhecida. Assim, o Quick Response Code (QR Code) acabou se popularizando nas redes. Por isso, questionamos: você já pensou em utilizá-lo no seu material didático?
Ele é um código de barras bidimensional e funciona como uma espécie de “etiqueta”, que tem a proposta de direcionar o usuário para uma página de destino. Portanto, saiba que você também pode utilizar essa estratégia para fazer com que o aluno acesse diversos conteúdos digitais.
Vamos entender mais sobre o assunto? Continue conosco!
Veja como funciona o QR Code
O QR Code funciona como um código de barras, contudo, em invés de utilizar um leitor tradicional, utiliza-se a câmera do smartphone. Dessa maneira, o aluno é direcionado para uma nova página da web, como um site, e-book, vídeo ou outros.
Para isso, não é necessário baixar nenhum aplicativo (antigamente, isso era necessário). Basta apontar a câmera do celular para o código que, automaticamente, o aparelho executa a ação determinada.
Saiba por que utilizar o QR Code nos materiais dos seus alunos
Existem diversos benefícios de apostar nessa técnica como uma entrada para o mundo digital. Veja quais são os benefícios:
- possibilita maior interatividade com os alunos;
- engaja os estudantes com uma oferta de conteúdo extensiva;
- promove as múltiplas formas de aprendizagem;
- otimiza o tempo do estudante;
- disponibiliza o envio rápido de uma mensagem;
- organiza melhor os materiais didáticos; e
- torna o ensino otimizado e criativo.
Saiba como utilizar o QR Code no material didático
Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios da técnica, vamos conhecer como inseri-la nos materiais da escola? Acompanhe!
Determine a página de destino
Pense de forma estratégica! Afinal, o QR Code precisa fazer sentido para o usuário. Por exemplo, imagine que você elaborou uma revista didática e um dos conteúdos fala sobre “10 técnicas para memorizar conteúdos inteligentes para o ENEM”.
Dessa maneira, você pode inserir, ao final do conteúdo, o QR Code, direcionando o aluno para uma página de estudo complementar — como fazer o download de uma videoaula de um assunto relacionado.
A página de destino pode variar de acordo com o conteúdo ou parte do material didático. Por exemplo, já imaginou colocar um material de revisão ao final dos capítulos? Redirecionar o estudante a vídeos que falem sobre curiosidades, aumentando seu repertório?
As opções são muitas! Afinal, existe um conteúdo digital ideal para cada uma das situações. O importante é pensar de maneira estratégica uma trilha que o aluno pode seguir no seu processo de aprendizagem. Além da base do material didático, ele vai ter acesso a conteúdos digitais de qualidade, escolhidos pelo próprio Sistema de Ensino ou Editora.
Crie o QR Code
Diversos sites possibilitam a criação de um QR Code, como o QRHacker, o Unitag e o QR Code Monkey. Para isso, basta inserir o link da página de destino, que o site gera automaticamente. Assim, você pode fazer o download e inserir nos seus materiais.
Confira algumas dicas para usar a técnica
Por fim, vamos apresentar algumas dicas gerais para acertar no uso do QR Code nos materiais didáticos dos seus alunos:
- escolha o melhor local para inseri-lo;
- tenha cuidado com o design da página;
- utilize-o como uma extensão do conteúdo;
- faça testes para conferir se ele está funcionando corretamente;
- seja criativo;
- acompanhe os acessos e mensure os resultados.
Com a preparação dos materiais didáticos, é importante não ignorar as novas tendências e os usos mais populares. O QR Code pode ser uma excelente opção para tornar o material didático diverso e útil para estudantes e professores.
Além disso, para tornar o seu conteúdo digital ainda mais acessado pelos estudantes, trazê-lo já inserido no material pode ser um passo fundamental para tornar o investimento certeiro. Afinal, o aluno não vai precisar procurar em outro lugar. Todo o conteúdo vai estar na palma da sua mão.
Agora que você aprendeu tudo sobre o QR Code, que tal conferir alguns formatos criativos e inteligentes para transformar o material didático da sua instituição!