Rapidamente popularizada nas televisões, não demorou muito para as animações ganharem a internet e invadirem o espaço recreativo dos jovens. Com forte apelo visual, storytellings envolventes e possibilidades ilimitadas, hoje nós vemos animações em videoclipes, propagandas, filmes, documentários, enfim!
Mas o que acontece quando esse recurso se encontra com a educação?
A animação, para além de dar dinamismo e movimento às formas, possui um papel social, cultural e educativo. Quando falamos de educação não formal, ela é uma grande aliada. Ou seja, ela não está aqui para substituir o professor, mas sim complementar a experiência do aluno! E na Desenrolado, nós fazemos isso de diferentes formas!
Whiteboard
Se você já viu algum vídeo na internet com um característico quadro branco e uma mão desenhando e escrevendo, estamos alinhados!
O Whiteboard tem uma forte assinatura visual associada ao cotidiano do aluno na sala de aula. Ele traz a simulação da escrita como a principal ferramenta de animação. O formato trabalha majoritariamente com a escrita de informações e apresentação de fotos, utilizando ilustrações em menor escala. Visualmente, o whiteboard pode se complementar à narração, trazendo ludicidade ao conteúdo, ou transpor a narração, apresentando em tela o que está sendo narrado de fato!
Além disso, o conteúdo é abordado com uma linguagem simplificada e objetiva, cumprindo bem o papel de fixar as ideias trabalhadas dentro da educação formal. Por se tratar de um formato com caráter introdutório, ele trabalha melhor com recortes menores de conteúdo, seja uma seção do capítulo do livro, ou a resposta para uma situação problema focada em um tema.
Mapa Mental
Mas e se você precisasse sintetizar o capítulo inteiro de um livro? Talvez o mapa mental seja a sua resposta!
Neste formato, o conteúdo é abordado na perspectiva de condensar as informações mais importantes de um recorte de conteúdo maior. Portanto, ele traz uma linguagem objetiva, assim como o whiteboard, porém mais densa e direta. Mas atenção na abordagem, pois o mapa mental não aprofunda temas abordados. A ideia é resumir!
E para fazer isso, nosso time se utiliza majoritariamente de textos, mas conta com o apoio de ilustrações e fotos animadas em loop!
Então visualmente o mapa mental será sempre uma transposição do que está sendo narrado, e nunca um complemento. As informações expostas estarão acompanhando a narração!
Motion Graphics
Queridinho da Geração Z, o Motion Graphics é o nosso formato mais versátil!
Com um ritmo acelerado, animações simples e design poderoso, o motion graphics é um formato visualmente atrativo para os jovens!
“Não entendeu?”, “Atenção à dica!”, “Fica de olho no assunto!”.
Presente em todos os formatos de animação, o Call for Attention ganha um olhar especial no formato Motion Graphics, com intuito de direcionar a atenção do aluno ao longo de todo o vídeo, garantindo dinamicidade e retenção!
O formato trabalha majoritariamente com ilustrações animadas, mas conta com o apoio de palavras-chaves para fixar a informação. Se você está pensando que aqui ocorre o inverso do Whiteboard, acertou! Enquanto o Whiteboard é um formato mais textual, o Motion Graphics é um formato mais pictográfico.
E a abordagem do conteúdo acompanha isso, trazendo um roteiro mais dinâmico e completo, podendo ser de complemento, transposição, ter uma linguagem mais densa ou simplificada! Gostou? Os nossos alunos também!
Animações 2D
Você precisa representar uma ação no seu vídeo? Quer trazer histórias envolventes para abordar o conteúdo de forma contextualizada? Têm interesse em gerar uma maior identificação do seu aluno com o conteúdo?
O formato Animação 2D é o que há de mais completo para responder a essas perguntas! Nele, trabalhamos fortemente com técnicas de narrativas e storytelling para entregar uma peça audiovisual completa.
Aqui o conteúdo não é apresentado de forma expositiva. Na realidade, ele é diluído em uma história envolvente, que vai gerar identificação do aluno com o conteúdo e contextualizá-lo.
Já deu para ver que recorte de conteúdo menores são a peça chave para isso funcionar, certo? Então é o formato ideal se o que você busca é um complemento para o seu material.
Para acompanhar um roteiro tão complexo, nossas animações trazem um caráter mais personalizado. O formato trabalha com cenarização completa e animação mais elaborada, com intuito de representar as ações narradas de forma mais literal – diferente do Motion Graphics, por exemplo.
Por ser um formato que está contando uma história, o uso de textos e fotos é bastante reduzido. Aqui o interesse não é reforçar visualmente o que está sendo dito, e sim complementar a narração. As cenas devem falar por si só!
E aí? Gostou do conteúdo?
Tem muita coisa para falar sobre animações, e as possibilidades são ilimitadas! Entender o papel e o potencial dela na educação pode trazer a abordagem inovadora que você precisa. Confira nosso portfólio e veja exemplos de cada uma dela.